Publicado: 01.04.2016

Contrariando a ideia de que os jovens não se interessam pelos temas ligados à política, os escsianos José Pedro Mozos, Miguel Dias e Mariana Lima Cunha criaram, há um ano, o Panorama.

José Pedro Mozos, Miguel Dias e Mariana Lima Cunha são alunos do 3.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo e lançaram, há um ano, o Panorama, “um projeto de jornalismo político independente feito por jovens e destinado a jovens”. Os escsianos explicam que, desde o início, pretendem dar voz a “outros protagonistas”, mostrando ângulos alternativos aos que estão já estabelecidos pelos órgãos de comunicação social. O website, lançado no dia 19 de março de 2015, tem como missão oferecer, aos novos eleitores, uma alternativa apelativa que recupere “o interesse pela área da política” e que a descodifique, “de uma forma original, na forma e no conteúdo”, para que os jovens possam tomar “as suas decisões de uma forma consciente e informada”.

A equipa responsável pelo Panorama. Da esq. para a dir.: José Pedro Mozos, Mariana Lima Cunha e Miguel Dias.

O projeto

O Panorama foi criado há um ano, mas começou a ser pensado meses antes do seu lançamento, quando a equipa fundadora se sentou numa mesa de café para trocar ideias. Em primeiro lugar, discutiram a possibilidade de cobrir as eleições legislativas e, depois, de criar um projeto a longo prazo, cujo propósito seria, não só, aproximar os jovens da vida política como, também, “dar voz a atores políticos que não têm tanto destaque nos outros órgãos de comunicação social”.

panorama_614x354

Os jovens jornalistas consideram que têm conseguido alcançar os objetivos a que se propuseram. Prova disso foi a cobertura das eleições legislativas, o primeiro ato eleitoral noticiado pelo Panorama, que contou com artigos exclusivos, como as reportagens dos bastidores da campanha do partido político LIVRE.

O projeto conta com a colaboração de uma equipa de redatores, maioritariamente constituída por escsianos, e uma equipa de cronistas, da qual fazem parte jovens deputados ou dirigentes associativos e/ou dirigentes de juventudes partidárias e empresários.

Debate “Orçamento de Estado e o Ensino Superior”

Para assinalar o seu primeiro ano de existência, o Panorama promoveu, na ESCS, o debate “Orçamento de Estado e o Ensino Superior”, organizado em parceria com a disciplina de Sociologia Política e Opinião Pública, lecionada pelo Prof. Filipe Montargil. O evento teve como objetivo perceber de que forma o novo Orçamento do Estado poderá trazer melhorias para a juventude, na área do Ensino Superior.

Este primeiro evento do Panorama era, segundo os alunos, “um objetivo tão antigo como o projeto”, sendo a ESCS “o palco ideal” para acolher a iniciativa. “Nada melhor do que começar «em Casa»”, referem os escsianos.