Passar para o conteúdo principal

Publicado: 11.11.2025

A aluna da Pós‑Graduação em Jornalismo Desportivo, Maria Beatriz Batalha, foi a mestre de cerimónias da premiação “Cartão Branco” 2024/2025, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), evento que reconhece e valoriza comportamentos éticos e de fairplay no desporto português.

Cerimónia “Cartão Branco” promovida pelo IPDJ
Cerimónia “Cartão Branco” promovida pelo IPDJ


No dia 6 de novembro de 2025, realizou-se a cerimónia “Cartão Branco” 2024/2025, organizada pelo IPDJ, no Centro de Juventude de Lisboa, com o objetivo de celebrar e incentivar o fair‑play e a ética no desporto. O evento reuniu representantes de várias áreas do desporto e contou com momentos de homenagem a indivíduos e instituições que se destacaram pela promoção de valores éticos no setor.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED), está em funcionamento desde 2015 como um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, contando atualmente com 91 entidades aderentes e aplicação em 34 modalidades.

A cerimónia contou com a presença destacada de Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, Lídia Praça, Vogal do IPDJ, o Coordenador do Plano Nacional para a Ética no Desporto, José Carlos Lima, (docente da ESCS) e o ex-árbitro Pedro Henriques, reforçando a importância institucional e simbólica do evento.

Maria Beatriz Batalha, aluna da pós-graduação em Jornalismo Desportivo da ESCS
Maria Beatriz Batalha, aluna da pós-graduação em Jornalismo Desportivo da ESCS


A apresentação do evento esteve a cargo de Maria Beatriz Batalha, aluna da pós-graduação em Jornalismo Desportivo da ESCS, que guiou os momentos de entrega dos prémios e a exposição dos dados relativos ao Cartão Branco, desempenhando com destaque o papel de mestre de cerimónias.

A cerimónia “Cartão Branco” destaca-se por reconhecer não apenas o desempenho desportivo, mas também a conduta ética de atletas, treinadores, árbitros e instituições, promovendo uma cultura de respeito, integridade e fairplay. Este evento constitui um exemplo concreto do compromisso do IPDJ e da comunidade desportiva portuguesa na construção de um ambiente mais justo e inclusivo.


Fotografias gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor Jorge Trindade.