Passar para o conteúdo principal

Publicado: 04.12.2015

Atualizado: 07/12/2015

Já são conhecidos os vencedores da quarta edição dos Prémios Tripla. O concurso audiovisual resulta de uma parceria entre a ESCS e a Fundação EDP.

No passado dia 28 de novembro, foram anunciados os vencedores da quarta edição dos Prémios Tripla (uma iniciativa promovida pela ESCS e pela Fundação EDP). Este ano, a Sala dos Geradores do Museu da Eletricidade foi o local escolhido para acolher, com pompa e circunstância, a cerimónia de entrega dos prémios.

“Ajudar é preciso” foi o tema desta edição do concurso, cujo objetivo visa premiar a criatividade e o talento dos alunos da Escola, incentivando-os a conceberem e a desenvolverem mensagens audiovisuais que promovam uma cidadania mais solidária e responsável. Musicboxe foi o trabalho vencedor desta edição do concurso, tendo conquistado a categoria de 3 minutos e o Grande Prémio.

[Fotografia] Este ano, pela primeira vez, a cerimónia contou com a presença das instituições retratadas nos trabalhos.

“Estamos muito orgulhosos”*

A edição deste ano dos Prémios Tripla foi marcada pela elevada qualidade dos trabalhos inscritos. Margarida Pinto Correia, Diretora de Inovação Social da Fundação EDP e anfitriã da cerimónia, sublinhou que “apetecia dar prémios a todos”, uma vez que “todos os filmes eram bons”. O Prof. Doutor Jorge Souto, presidente do júri, concordou, referindo que, em relação à edição anterior, se verificou “uma melhoria qualitativa muito visível”.

O Prof. Doutor André Sendin enalteceu a relação, de longa data, entre a ESCS e a Fundação EDP. “É uma parceria que considero vencedora”, afirmou. O Vice-Presidente da Escola referiu que “dá gozo ver o empenho com que os alunos se envolvem nesta parceria”. A representante da Fundação EDP disse que a iniciativa revela “a massa de que são feitas as pessoas da Escola”. Jorge Souto referiu, ainda, que “o que nos move a manter” os Prémios Tripla é a vontade de formar alunos que “sejam cidadãos solidários, para além de bons profissionais”.

*Afirmação de Margarida Pinto Correira

[Fotografia] Da esq. para a dir.: André Sendin (Vice-Presidente da ESCS), Margarida Pinto Correia (Diretora de Inovação Social da Fundação EDP) e Jorge Souto (presidente do júri e docente da ESCS).

Os vencedores

A notória qualidade dos trabalhos inscritos nesta edição resultou na atribuição de três menções honrosas, para além dos já previstos prémios das três categorias. Nesta edição, ao contrário do que aconteceu no ano passado, o júri decidiu atribuir o Grande Prémio. No fim da cerimónia, as instituições subiram ao palco para receberem, das mãos dos alunos, os vídeos (a ideia é a de que os trabalhos não fiquem guardados na gaveta mas que possam ser utilizados por aquelas entidades).

3 minutos de música e de boxe

Amanda Teixeira e Catarina Caetano representaram o grupo vencedor na cerimónia. As alunas subiram ao palco, por duas vezes, e não conseguiram esconder nem a surpresa nem a felicidade por terem ganho os dois prémios. O grupo agradeceu a colaboração da Associação Jorge Pina, sem a qual não teria sido possível levar este projeto avante. As escsianas desejam que o filme Musicboxe consiga, de alguma forma, ajudar a associação a alcançar o seu objetivo: financiar as obras do edifício sede. O grupo vencedor espera, ainda, que os prémios sejam uma mais-valia para o curriculum vitae e uma alavanca para o início de carreira.

[Fotografia] Catarina Caetano e Amanda Teixeira, representantes do grupo vencedor, com os membros da Associação Jorge Pina.

A próxima edição

A parceria ESCS/Fundação EDP continua de vento em popa e, por isso, já é ponto assente que a quinta edição vai ter lugar no corrente ano letivo. Neste sentido, a cerimónia dos Prémios Tripla encerrou com chave de ouro, tendo sido anunciado o tema para a quinta edição do concurso: Diversidade.

- - - - - - - - - -

Confira os trabalhos vencedores e as menções honrosas:

Categoria 30 minutos

Menções Honrosas:

Descansa em Paz

(de Cláudio Girão, Daniela Ferreira, Fábio Gomes, Ismael Dal Zot, Mara Alves e Mariana Lopes)

Set – Resiste

(de Gonçalo Reis, Inês Laurentino, Marta Tavares e Tiago Eleutério)

Vencedor:

Luz

(de Cláudia Siva e Joana Teixeira)

- - - - - - - - - -

Categoria 3 minutos

Menção Honrosa:

Cozinha com Alma

(de Beatriz Ramos, Rita Pinto, Rui de Oliveira e Teresa Silva)

Vencedor:

Musicboxe

(de Amanda Teixeira, António Santos, Catarina Caetano, Joana Amores e Raquel Figueiredo)

- - - - - - - - - -

Categoria 30 segundos

Menção Honrosa:

Coisas de Miúdos

(de Diogo Pimenta, Leandro Fona e Sebastião Sabino)

Vencedor:

O Domingo és Tu

(de João Bulhosa)

- - - - - - - - - -

Categoria Grande Prémio

Vencedor:

Musicboxe

(de Amanda Teixeira, António Santos, Catarina Caetano, Joana Amores e Raquel Figueiredo)