Publicado: 25.07.2022

Após dois anos de interrupção imposta pela pandemia, a quarta edição da Academia Politécnico Lx trouxe à ESCS 50 estudantes do Ensino Secundário, que realizaram atividades nos Estúdios de Televisão e de Rádio da Escola.

Politécnico de Lisboa (IPL) e a Fórum Estudante reuniram em Lisboa 50 estudantes do Ensino Secundário oriundos de todo o país, no âmbito da quarta edição da Academia Politécnico Lx. Entre 18 e 22 de julho, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa das diferentes unidades orgânicas do IPL, através da participação em atividades práticas, bem como de explorar a capital. No campo da Comunicação, os estudantes visitaram o Grupo Renascença Multimédia, no dia 19, antes de conhecerem a ESCS, no dia seguinte, para realizarem duas atividades nas áreas da Televisão e da Rádio.

Academia Politecnico Lx
Os participantes da 4.ª edição da Academia Politécnico Lx, na ESCS.
Rúben de Matos
A atividade do Estúdio de Rádio foi conduzida pelo escsiano Rúben de Matos.

À chegada à Escola, as equipas foram, primeiramente, acolhidas no Auditório Vítor Macieira, para uma breve apresentação institucional e, depois, distribuídas pelas atividades. No Estúdio de Televisão Virtual, os visitantes tiveram contacto com as diversas funções que existem neste espaço: fizeram entrevistas, operaram as câmaras e realizaram as gravações. Já no Estúdio de Rádio, foram recebidos pelo escsiano Rúben de Matos, recém-licenciado em Jornalismo, jornalista na TSF e presença assídua nas duas edições anteriores da Academia: em 2018, como participante, e, em 2019, como repórter da Fórum Estudante. Rúben orientou as sessões, nas quais os jovens experimentaram conduzir um pequeno programa de rádio.

As duas atividades contaram com a colaboração técnica de Miguel Baptista (Televisão) e de Nuno Portugal (Rádio), funcionários da Escola.

Testemunhos

Nas quatro equipas da Academia Politécnico Lx, encontrámos estudantes com interesse nas áreas de estudo da Escola.

Iolanda Marques, do Cacém, descobriu, recentemente, o gosto pela Comunicação e prepara-se para, ainda no Ensino Secundário, mudar da área Socioeconómica para um curso profissional de Comunicação. Quando visitou o Grupo Renascença Multimédia, teve “o feeling de que era mesmo aquilo que queria fazer”. No futuro, gostaria de ingressar na licenciatura em Jornalismo da ESCS.

Micael Fonseca, de Lisboa, está a estudar Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Para o Ensino Superior, considera os cursos de Jornalismo ou de Publicidade e Marketing da ESCS, a sua “principal escolha”. De entre as atividades da Academia Politécnico Lx que, até ao momento da visita à ESCS, tinha realizado, a do Estúdio de Televisão foi a sua favorita.

Iolanda Marques e Micael Fonseca.

Inês Sousa, de Alcobaça, frequenta um curso profissional de Organização de Eventos e está a pensar na licenciatura em Publicidade e Marketing para o seu futuro académico. Da participação na Academia, retira, como maior vantagem, a “variedade de coisas que podemos conhecer e a partilha de conhecimentos”.

André Ventura, de Lisboa, frequenta o curso científico-humanístico de Humanidades e já sabe que, gostaria de vir a trabalhar em Rádio ou em Televisão. Por isso, o curso de Jornalismo na ESCS é a sua primeira opção para o Ensino Superior. “Este projeto é bom não só para me relacionar com as pessoas, mas também para me ajudar a perceber o que é melhor para o meu futuro”, referiu, sobre a Academia.

Inês Sousa e André Ventura.

FOTOGRAFIAS: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)