15 anos de E2

Publicado: 31 maio 2019

O programa de televisão da ESCS celebrou o seu 15.º aniversário com um debate e um episódio especial.

“Ainda faz sentido fazer televisão?”. Foi esta a questão que o E2 procurou responder nas comemorações do seu 15.º aniversário. Para assinalar a data, o programa de televisão da ESCS convidou figuras de referência na área do Jornalismo para um debate que teve lugar a 27 de maio. No mesmo dia, foi para o ar um episódio especial dedicado ao aniversário, que recordou as 16 temporadas e os inúmeros estudantes que passaram pelo programa e que, atualmente, trilham o seu caminho no mercado de trabalho.

O evento de celebração do 15.º aniversário do E2 encheu a sala 2P9.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Debater o futuro da televisão

Cristiano Costa, aluno do 2.º ano de Jornalismo e Chefe de Redação do E2, moderou a conversa entre os jornalistas Cândida Pinto (RTP), José Alberto Carvalho (TVI), Nuno de Sousa Moreira (CMTV e licenciado em Jornalismo, pela ESCS) e Miguel Crespo (ISCTE-IUL).

Ao longo de todo o debate, José Alberto Carvalho destacou a “morte confirmada da televisão tal como a conhecemos”, uma vez que “hoje em dia, ninguém consome nada em tempo real”. Já Cândida Pinto lembrou que “o Jornalismo continua a ser essencial, se queremos manter um sistema democrático”, referindo que “os conteúdos credíveis continuam a ter audiência”. Miguel Crespo corroborou o ponto de vista da colega, sublinhando que “é preciso fazer bons conteúdos e não encher chouriços”. Por seu lado, o escsiano Nuno de Sousa Moreira defendeu que “tem de haver uma seleção e uma produção variada de conteúdos”, na medida em que “financia o Jornalismo livre, independente e com rigor”.

José Alberto Carvalho, Miguel Crespo, Cândida Pinto e Nuno de Sousa Moreira discutiram o futuro da televisão.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Episódio especial

No episódio especial de aniversário, o E2 falou com antigos e atuais membros da equipa, de forma a perceber a influência que a participação no programa teve e tem nas suas vidas.

Veja o episódio: