Monitorização e Avaliação de Estratégias em Relações Públicas

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Nesta cadeira procura-se enfatizar os mecanismos que permitem ao gestor de Relações Públicas acompanhar a implementação das estratégias, introduzir medidas correctivas e fornecer dados sobre os outputs e outcomes das campanhas. Sublinha-se aqui também de forma clara como a gestão da comunicação é fundamental para a gestão de relações. Do ponto de vista conceptual, a cadeira parte de uma sólida distinção entre estratégias, tácticas e acções, sublinhando a importância de uma “cultura de objectivos”. Os estudantes são também sensibilizados para a necessidade de um reporting efectivo e adaptado ao negócio específico da organização e às necessidades dos estrategas. Das estratégias às tacticas: conceitos relevantes para compreender e balizar o papel do gestor; o papel do Gestor externo (consultor em regime de outsourcing via Agência ou freelancer). Metodologias de monitorização da implementação de campanhas: pré-testes e testes de tácticas; Balanced Score Card; tableau de Board; quadros evolutivos; comités de comunicação; avaliação e Reporting.