Estatística

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

O objectivo desta UC é mostrar aos alunos as várias técnicas de recolha de dados e as ferramentas utilizadas na análise descritiva dos mesmos, de acordo com o objectivo do estudo e o tipo de variáveis envolvidas. Pretende-se, também, que os alunos aprendam a estabelecer e testar hipóteses sobre características de uma população com base no estudo da amostra.

Competências

No final da frequência da UC o aluno deverá ser capaz de:
• Conhecer os métodos e as técnicas utilizadas na recolha de dados quantitativos.
• Ler os resultados de uma sondagem.
• Identificar qual o gráfico, tabela ou medida estatística mais adequada aos diferentes conjuntos de dados, bem como construí-los através do SPSS.
• Fazer uma leitura correcta dos diferentes tipos de gráficos, tabelas e indicadores estatísticos.
• Identificar o teste estatístico mais adequado em cada situação, executá-lo no SPSS e interpretar os seus resultados.
• Fazer estimação de indicadores sobre uma população.