Escrita em Comunicação Estratégica

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Nesta UC pretende-se que os alunos aperfeiçoem as competências linguísticas e o domínio da expressão escrita, de modo a produzir textos de tipologia variada, correctos, claros e coerentes. Neste sentido, promove-se a abordagem dos aspectos críticos da língua portuguesa, em articulação com uma reflexão sobre as especificidades estruturais e estilísticas dos principais registos textuais que constituem a área de competência comunicacional de um profissional da Comunicação. Visa-se a aquisição de uma consciência reflexiva sobre os diversos planos em que assenta a construção de um texto: desde a correcção gramatical, passando por aspectos de amplitude crescente na compreensão da orgânica textual – a propriedade vocabular, a arquitectura da frase, a coerência e a coesão textuais, a planificação e a estruturação do discurso – e culminando no domínio das marcas enunciativas em que radica a identidade de diferentes tipos de texto, concebidos para diferentes meios e suportes.

a) Adquirir consciência reflexiva sobre o funcionamento da língua.
b) Produzir enunciados gramaticalmente correctos e estruturalmente coerentes.
c) Optimizar a eficácia comunicacional dos enunciados produzidos.
d) Dominar as técnicas fundamentais de escrita jornalística.
e) Planificar, estruturar e redigir eficazmente um texto em função da sua tipologia e do seu suporte (imprensa, rádio, televisão, Internet).