Comunicação e Linguagem

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

A unidade curricular tem como principal objetivo fornecer instrumentos conceptuais que permitam ao aluno realizar um trabalho de (auto) reflexão crítica sobre a linguagem enquanto objeto de estudo e os seus usos na comunicação pública.

Competências

Pretende-se que o aluno adquira os seguintes conhecimentos e competências:
• Ser capaz de discernir a singularidade do homem como “ser da linguagem” ou a linguagem como instituinte do sujeito.
• Identificar a importância da linguagem na experiência do mundo em particular nos contextos intrapessoal, interpessoal e global.
• Compreender as diferentes dimensões que se cruzam na natureza referencial, simbólica e performativa da linguagem.
• Identificar os conceitos de referência, sentido e intencionalidade nas práticas discursivas.
• Compreender as transformações verificadas na experiência com a viragem para a modernidade e o uso público da razão.
• Situar e compreender a emergência da questão comunicacional na modernidade, o espaço público como um espaço discursivo e a publicitação (‘publicity’) como categoria de mediação.
• Compreender a mediatização da experiência como uma característica da modernidade tardia.
• Identificar e problematizar as ‘novas’ formas de mediação da experiência proporcionadas pelos media sociais.