Comunicação <i>Business-to-Business</i>

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Pese embora as empresas Business-to-Business (B2B) funcionem no backstage do processo de criação de valor, estas são uma peça-chave para a economia nacional e internacional. A sua ancoragem em tecidos industriais e a sua relevância em termos de exportação obriga-nos a um olhar atento sobre o papel dos profissionais de comunicação no seu seio. O papel destas empresas assenta maioritariamente em relações entre diferentes interlocutores, tendo as Relações Públicas / Comunicação Corporativa um papel essencial neste processo. Para tal, a comunicação tem de ser vista como uma função que não se subsume à comunicação comercial, sendo uma função guiada por processos de mapeamento e gestão de uma multiplicidade de stakeholders – desde o fornecedor de matéria-prima, passando por todas as outras partes interessadas relevantes, como: colaboradores, parceiros, entidades reguladoras ou governo. Assim, é fundamental compreender como realizar uma gestão eficiente da comunicação institucional – identidade/reputação, da comunicação motivacional bem como da comunicação do conhecimento (técnica), complementarmente à comunicação comercial, trabalhada pelas equipas das áreas comerciais e de marketing.