Publicado: 13.01.2017
Os escsianos Filipa Bento e João Diogo Polónio são os mentores do projeto The Outside Crowd.
O projeto The Outside Crowd é uma revista online que combina vídeos, artigos, testemunhos, livros e “uma parafernália de outras coisas interessantes” sobre a cultura do surf. Teve início em 2015, em Peniche, e partiu do gosto de João Diogo Polónio por este desporto e da curiosidade que foi desenvolvendo pelo mesmo. Em 2016, Filipa Bento juntou-se à inciativa para, com o colega, formarem a one couple team, como os próprios se apelidam.
No início, João começou por contactar pessoas ligadas à área do surf. Se o primeiro vídeo seguiu um registo mais técnico, onde dava a conhecer os mecanismos utilizados para a construção das quilhas para pranchas, a sua perspetiva mudou quando conheceu Luis Cunha, dono da Hangfive, no Baleal, que lhe mostrou a essência e a paixão que movem o espírito do surf. Com Edgar Billy Bento, criador da marca Foil Surfboards, criou o vídeo “This is Billy”, que foi “uma lufada de ar fresco para os fãs que o projeto já tinha e para os novos que conquistou”, conta Filipa. Passaram, então, a focar-se no que há por detrás da competição e da indústria. “Queremos manter vivo o espírito de companheirismo, camaradagem, entreajuda e respeito, não só entre as pessoas mas, também, pessoas e natureza”, explica.
Para a concretização do projeto, a equipa faz os contactos e propõe os vídeos que, posteriormente, idealiza e concretiza, com o objetivo de apresentar “um produto final com qualidade e rigor”. “Funcionamos bem enquanto equipa porque nos complementamos e temos uma comunicação fluída e muito presente”, sublinha Filipa.
Os escsianos defendem que The Outside Crowd acrescenta “algo de novo à sociedade, a nível nacional e internacional”. Para a dupla, o reconhecimento que tem chegado por parte dos seguidores é um incentivo para continuarem a desenvolver conteúdos e a “ser melhores do que ontem”. As expetativas para o futuro são altas, com muitos sonhos para concretizar, para os quais não faltam imaginação e ideias. “Queremos crescer e dar-nos a conhecer ao mundo, sempre a começar por Portugal”.
Formação escsiana
João Diogo Polónio começou a interessar-se por vídeo, durante a sua licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Atualmente, frequenta o mestrado, na mesma área, em conjunto com Filipa Bento, que ingressou na ESCS após a licenciatura em Comunicação Social. Os escsianos defendem que a componente de empreendedorismo da ESCS ajudou a que João não tivesse receio em avançar com o projeto e que “as aprendizagens são importantes e consolidam as nossas ideias, ajudam-nos a perceber quais os melhores caminhos a tomar e isso é muito valioso”.
*Fotografias gentilmente cedidas por Filipa Bento e João Diogo Polónio.
1.ª fotografia da autoria de Miguel Constantino.