Publicado: 12.11.2025

No dia 5 de novembro de 2025, a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL) recebeu, na sala 2P9, a apresentação pública dos resultados finais do projeto de investigação “+LONGE: Consumo e Idadismo – Expectativas, Significados Culturais e Estereótipos na Publicidade para Consumidores Seniores”, financiado pela 9ª edição do programa IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa.
O projeto, desenvolvido no âmbito da ESCS e do LIACOM, teve como objetivo compreender a relação dos consumidores seniores (60+) com as tecnologias de informação e comunicação, incluindo as redes sociais, e analisar a sua jornada de consumo, assim como as representações publicitárias direcionadas a este público.
Com uma abordagem transcultural envolvendo Portugal, Espanha e Estados Unidos, a investigação procurou identificar estereótipos e expectativas associados ao envelhecimento, refletindo sobre os desafios que o idadismo na comunicação coloca à publicidade contemporânea.
O evento contou com a apresentação dos principais resultados do estudo, seguida de comentários de Raoul Van Harten e outros convidados, culminando com a inauguração da exposição “#Esta publicidade não é para velhos”, inspirada nos temas centrais do projeto.
A equipa do LIACOM responsável pelo projeto inclui os investigadores Sandra Miranda (coordenação), Ana Cristina Antunes, Jorge Veríssimo, Maria do Rosário Correia e Alexandra Miguel, bem como as investigadoras internacionais Sydney Chinchana (Akron University, EUA) e Macarena Cuellar (Extremadura University, Espanha).
O LIACOM convidou toda a comunidade académica e o público interessado a participar neste momento de partilha científica e reflexão crítica sobre o papel da publicidade na representação do envelhecimento.
Descubra mais sobre este e outros projetos do LIACOM em: https://liacom.escs.ipl.pt/
Texto e Fotografias da autoria do Serviço de Comunicação (Gabcom).
