Passar para o conteúdo principal

Publicado: 22.09.2025

A sessão de apresentação pública oficializou a entrada em funcionamento da Comissão de Ética para a Investigação Científica da ESCS, com regulamento publicado, documentos de referência disponíveis online e sistema de submissões já ativo.

Na passada quarta-feira, 17 de setembro, decorreu a sessão de apresentação pública da Comissão de Ética para a Investigação Científica da Escola Superior de Comunicação Social (CEIC-ESCS), órgão colegial dotado de independência técnica e científica, de natureza consultiva, que tem por missão contribuir para o cumprimento de princípios da ética na Investigação da Escola. O Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, abriu a sessão, destacando o avanço institucional recente: “Nos últimos anos, temos dado passos muito importantes na qualificação da Escola, este é mais um passo crucial” e completou: “Há aqui muito trabalho envolvido”.

Sessão de apresentação pública da CEIC-ESCS
Sessão de apresentação pública da CEIC-ESCS


O processo foi desencadeado na segunda metade de 2023, por iniciativa do Conselho Técnico-Científico (CTC), que criou um grupo de trabalho para preparar o regimento e o enquadramento jurídico da nova comissão. “Esta iniciativa teve muito a ver com uma necessidade sentida cada vez mais pelos docentes e investigadores”, explicou a Presidente da Comissão, Prof.ª Doutora Filipa Subtil.

Durante a sessão, foram divulgados, a todos os investigadores e professores da ESCS, três marcos importantes para a consolidação da CEIC-ESCS: a identidade visual da Comissão, o regulamento oficial recentemente publicado em Diário da República, e o conjunto de sete documentos de referência, já disponíveis e prontos para orientar projetos de investigação que envolvam participantes humanos.

“A partir de hoje, a CEIC está aberta e pronta a receber os vossos trabalhos”, afirmou a Prof.ª Filipa Subtil, e continuou: “Não queremos que a ética seja mera retórica nesta Escola”, sublinhando que o objetivo é consolidar uma cultura de liberdade, independência e integridade na Investigação levada a cabo na Escola. A comissão é constituída por cinco membros: Prof.ª Filipa Subtil, Prof.ª Rita Espanha, do ISCTE-IUL (Vice-Presidente da CEIC), Prof. Joaquim Fidalgo, da Universidade do Minho, Prof. Jorge Trindade e Prof.ª Zélia Santos.


Texto e Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)