Contratação de pessoal docente, especialmente contratado e constituição de “Bolsa de Recrutamento”
Neste momento, encontram-se a decorrer o(s) seguinte(s) processos de contratação:
Secção: Estudos em Audiovisual e Multimédia
1. Professor Adjunto convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Graphic Design (para estudantes Erasmus+); Comunicação e Design de Interação (opção) da Licenciatura em Publicidade e Marketing; Design Gráfico da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional relevante nas áreas do design gráfico, design de interação e produção multimédia. Conhecimentos sólidos em ferramentas de autoria multimédia (Adobe Creative Cloud e Figma), experiência do utilizador, acessibilidade para produtos digitais e produção de conteúdos para suportes digitais. Experiência de docência no ensino superior na área da comunicação multimédia. Domínio da língua inglesa.
2. Professor Adjunto convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório Audiovisual da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia; Comunicação Audiovisual (conceção) (opção) e Comunicação Audiovisual (desenvolvimento) (opção) do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional nas áreas do guionismo, realização e produção de conteúdos para projetos de ficção para canais digitais e televisão. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual e Multimédia.
3. Professor Adjunto convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar as unidades curriculares de Produção Audiovisual e Multimédia da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia; Comunicação Audiovisual (conceção) (opção), Comunicação Audiovisual (desenvolvimento) (opção) e Seminários Temáticos em AM do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Trabalho académico e experiência profissional nas áreas da produção audiovisual e multimédia, realização, guionismo e escrita para projetos audiovisuais e multimédia. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual e Multimédia.
4. Professor Adjunto convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório 3D I e Laboratório 3D II da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Trabalho académico e experiência profissional nas áreas de modelação, animação, impressão, design 3D e 3D para tempo real. Conhecimentos avançados dos softwares e ferramentas de modelação e animação 3D (e.g. Blender 3D). Experiência de docência no ensino superior na área do 3D, cenografia virtual, realidade virtual e aumentada.
5. Professor Adjunto convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar as unidades curriculares de Pós-Produção Áudio (opção) da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia; Desenho de Som (opção) do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada na área do Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional nas áreas do Sound Design, conceção e produção de identidades sonoras e áudio para publicidade. Experiência como docente no ensino superior em unidades curriculares relacionadas com o desenho de som e pós-produção áudio. Conhecimentos avançados das ferramentas Avid e Protools.
Secção: Ciências Sociais
1. Professor Adjunto convidado (contrato semestral a tempo parcial de 30% no 1º semestre) para lecionar a unidade curricular (UC) de Gestão Empresarial na Licenciatura de Publicidade e Marketing Pós- Laboral
Perfil: Candidato que cumulativamente reúna os seguintes requisitos: Provas de Especialista/Doutoramento em economia. Licenciatura Pré-Bolonha e/ou Mestrado em Economia Experiência docente comprovada na área disciplinar a concurso, preferencialmente no ensino superior politécnico. Forte experiência prévia no planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos académicos de elevado nível de âmbito nacional na área de gestão e de empreendedorismo, bem como experiência profissional relevante no setor privado.
2. Professor Adjunto convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% no 1º semestre) para lecionar a unidade curricular (UC) de Empreendedorismo e Inovação (Opção) na Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Candidato que cumulativamente reúna os seguintes requisitos: Provas de Especialista/Doutoramento em economia. Licenciatura Pré-Bolonha e/ou Mestrado em Economia Experiência docente comprovada na área disciplinar a concurso, preferencialmente no ensino superior politécnico. Forte experiência prévia no planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos académicos de elevado nível de âmbito nacional na área de empreendedorismo, bem como experiência profissional relevante no setor privado.
3. Professor Adjunto convidado (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar no 1º semestre a unidade curricular (UC) de Gestâo Empresarial na Licenciatura de Publicidade e Marketing e no 2º semestre as UCs de Empreendedorismo e Inovação na Licenciatura de Publicidade e Marketing, bem como a UC de Análise Económica nas Licenciaturas de Relações Públicas e Comunicação Empresarial e de Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Candidato que cumulativamente reúna os seguintes requisitos: Provas de Especialista/Doutoramento em economia. Licenciatura Pré-Bolonha e/ou Mestrado em Economia Experiência docente comprovada nas áreas científicas/disciplinares a concurso, preferencialmente no ensino superior politécnico. Forte experiência prévia no planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos académicos de âmbito nacional na área da economia da inovação/ empreendedorismo, bem como experiência profissional relevante no setor privado.
4 Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Antropologia Visual da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Doutoramento em Antropologia com especialização em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia e formação académica de nível superior nas áreas de Antropologia e Cinema (licenciatura pré-Bolonha ou mestrado), com especialização ou currículo profissional em Documentário ou Antropologia Visual e, preferencialmente, currículo docente no ensino superior politécnico, nas áreas disciplinares a concurso.
Secção: Estatística
1. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial a 30% ) para lecionar a unidade curricular de Estatística da Licenciatura em Jornalismo e em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior na área da Estatística com experiência de docência no ensino superior preferencialmente na área das Ciências Sociais. No currículo científico, privilegiam-se candidatos com produção científica nesta área.
2. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial 35% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estatística Multivariada da Licenciatura em Publicidade e Marketing
Perfil: Formação superior na área da Estatística com experiência de docência no ensino superior preferencialmente na área das Ciências Sociais. No currículo científico, privilegiam-se candidatos com produção científica nesta área.
3. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial 35% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estatística Multivariada da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Formação superior na área da Estatística com experiência de docência no ensino superior preferencialmente na área das Ciências Sociais. No currículo científico, privilegiam-se candidatos com produção científica nesta área.
4. Professor Adjunto Convidado (contrato tempo parcial 10% – durante 8 semanas do 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Análise e Visualização de Dados do Curso de Especialização em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior ao nível da gestão de tecnologia e inovação com pelo menos 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área de Data Science e Big Data e respetivas ferramentas. Experiência de docência no ensino superior na área (mínimo 5 anos).
Secção: Media e Jornalismo
1. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Novas Expressões da Rádio da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior na área das Ciências da Comunicação/ jornalismo e experiência relevante como jornalista de rádio, de dez ou mais anos, com exercício efetivo nos últimos cinco anos. Requer-se experiência de ensino e trabalho em novos formatos de rádio.
2. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar as unidades curriculares Jornalismo Político, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação superior na área das Ciências da Comunicação ou área afim e experiência como jornalista na área de Política, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez). A experiência prévia como docente das referidas unidades curriculares ou similares, na mesma área científica, e de orientação de trabalhos finais de mestrado é fator preferencial.
3. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar as unidades curriculares de Gestão dos Média e Jornalismo Económico, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação superior na área da Gestão ou área afim e experiência como jornalista na área de Economia, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez). A experiência prévia como docente das referidas unidades curriculares ou similares é fator preferencial.
4. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Ateliê de Jornalismo Televisivo, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (no mínimo, ao nível de Mestrado) e experiência relevante como jornalista de televisão, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez). Requer-se ainda experiência no ensino superior como docente da disciplina acima referida ou similar, na mesma área científica. O trabalho jornalístico reconhecido na área da reportagem de televisão é fator preferencial.
5. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Reportagem, Entrevista e Apresentação de TV e o Curso Introdutório, ambos do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (no mínimo, ao nível de Mestrado) e experiência profissional relevante na área da televisão, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez). Requer-se igualmente experiência docente, no ensino superior, nas disciplinas referidas ou similares, na mesma área científica.
6. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 1º semestre) para lecionar a unidade curricular de Sistema dos Média, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (ao nível de doutoramento) na área das Ciências da Comunicação. Requer-se uma sólida experiência docente no ensino superior, nomeadamente na lecionação da disciplina referida ou similar.
7. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares: Reportagem, Entrevista e Edição Radiofónica, do Mestrado em Jornalismo; Ateliê de Jornalismo Radiofónico, da Licenciatura em Jornalismo; e Laboratórios de Jornalismo, da Pós-graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior e experiência relevante como jornalista de rádio e de televisão, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez), nomeadamente na editoria de desporto. Requer-se ainda experiência no ensino superior como docente das disciplinas acima referidas ou similares, na mesma área científica.
8. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 60% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares: Jornalismo Visual, da Licenciatura em Jornalismo; Photography, da oferta curricular para estudantes Erasmus; e Laboratórios de Jornalismo Desportivo, da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior e experiência relevante como jornalista visual, de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez), nomeadamente na cobertura visual da atualidade desportiva. Possuir trabalho jornalístico reconhecido na área é fator preferencial.
9. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares: Seminários Temáticos em Jornalismo e Cultura e Política na Esfera Mediática, ambas do Mestrado em Jornalismo; Desafios Contemporâneos do Jornalismo, da Licenciatura em Jornalismo; e Emerging Journalism Practices: Artificial Intelligence and Science, da oferta curricular para estudantes Erasmus.
Perfil: Deverá possuir formação superior na área das Ciências da Comunicação ou área afim e experiência reconhecida como jornalista de dez ou mais anos (com exercício efetivo de cinco anos nos últimos dez), nomeadamente na área da cultura. A experiência prévia como docente das referidas unidades curriculares ou similares, na mesma área científica, é fator preferencial.
10. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Seminário de Projeto, do Mestrado em Jornalismo e de Narrativas e Guião para Jornalismo, da Licenciatura em Jornalismo, bem como integrar a equipa docente de coordenação do programa de televisão E2.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (preferencialmente ao nível de doutoramento) e experiência profissional relevante na área da escrita de guiões e realização de documentários. Requer-se igualmente experiência docente, no ensino superior, nas disciplinas referidas ou similares, na mesma área científica, bem como de orientação de projetos e dissertações de 2º ciclo.
Secção: Publicidade e Marketing
1. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular de Marketing e Novas Tecnologias (opcional) do Mestrado em Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área de Marketing/Publicidade. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 10 anos, na função de Marketing, particularmente numa vertente de tecnologia aplicada ao marketing. Experiência de docência no ensino superior e na área (mínimo 5 anos).
2. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 15%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação no Ponto de Venda (opcional, diurno/pós-laboral) da licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Marketing/Gestão. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 5 anos, na função de Trade Marketing, particularmente numa vertente de distribuição e vendas. Experiência de docência no ensino superior na área.
3. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular Criatividade e Storytelling da Pós-Graduação Branding e Content Marketing
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura e com experiência profissional relevante em áreas da comunicação, em particular nos conteúdos referidos. Experiência de docência no ensino superior e na área.
4. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar nas unidades curriculares de Fundamentos de Marketing da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia (1º semestre), Marketing no Setor Farmacêutico da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica (1º semestre), Social Media Marketing da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral) (opcional) (2º semestre) Estratégias Digitais e Social Media (2º semestre) da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura em áreas do Marketing e/ou da Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação/marketing e adicionalmente nas áreas da aplicação de novas ferramentas digitais ao marketing e no desenvolvimento das atividades de marketing de forma integrada e sustentadas no contexto do social media marketing. Experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.
5. Prof. Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar as unidades curriculares Marketing e Estudos de Mercado da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (1º semestre, Pós-laboral), Marketing Operacional (2º semestre, Diurno e Pós-Laboral), Seminário de Publicidade e Marketing da Licenciatura em Publicidade e Marketing (2º semestre, Diurno/Pós-Laboral), Simulação no Setor Farmacêutico (2º semestre) da Pós-Graduação Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing, mínimo de 10 anos, particularmente numa vertente operacional. Experiência de docência no ensino superior e na área, incluindo na utilização de simuladores de marketing de pelo menos 5 anos.
6. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade (opcional, diurno) da licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da comunicação e com pelo menos 5 anos de experiência profissional relevante, nomeadamente em áreas relacionadas com a dinamização de equipas e processos criativos. Experiência de docência no ensino superior.
7. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular Branding e Design da Pós-Graduação de Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível da Licenciatura em áreas da Publicidade e Marketing, com mais de 10 anos de experiência profissional relevante em agências de publicidade e especificamente em branding. Experiência relevante de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.
8. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular Customer Centric Marketing (opcional) da Pós-Graduação de Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível da Licenciatura e com experiência de docência no ensino superior. Ter pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do Marketing e/ou Publicidade e em estudos e análise de consumidor/cliente. Experiência de ensino na área.
9. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação Publicitária da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior ao nível da Licenciatura em áreas da Publicidade e/ou do Marketing. Experiência profissional relevante, pelo menos 5 anos, na área da Publicidade. Experiência de docência no ensino superior na área.
10. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 60%-1º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Planeamento de Meios da licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral) e Estratégia de Meios da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da Marketing/Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional empresarial relevante em áreas da publicidade, em particular no planeamento de meios, com especial domínio dos softwares de planeamento de meios em publicidade. Experiência relevante de docência no ensino superior de mais de 5 anos.
11. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 45%-1º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Ateliê de Planeamento Estratégico da Comunicação (diurno e pós-laboral).
Perfil: Licenciatura em Marketing e Publicidade com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação marketing, título de Professor Especialista na área. Experiência relevante de docência no ensino superior de mais de 5 anos.
12. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 15%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Digital Brand Performance (2º semestre) da Pós-Graduação de Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado em áreas do Marketing e Gestão de Informação, com mais de 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área do marketing digital, em particular nas áreas da aplicação das novas ferramentas de Intelligence & Analytics Marketing. Experiência relevante de docência no ensino superior e na área de pelo menos 10 anos).
13. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular de Gestão de Marcas do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado com título de Professor Especialista na área do Publicidade. Ter pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do Marketing e/ou Publicidade, em particular na área da gestão e planeamento estratégico de marcas. Ter experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.
14. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 25%) para lecionar nas unidades curriculares de Marketing e Estudos de Mercado das Licenciaturas em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (1º semestre) (diurno e pós-laboral), Projeto de Data Science Aplicado ao Marketing I (2º semestre) do Curso de Especialização em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área do Marketing e Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação/marketing, particularmente na vertente de research e estudos de mercado. Experiência de docência no ensino superior e na área.
15. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar nas unidades curriculares de Teoria e História da Publicidade (1º semestre) (diurno), Sistema Publicitário (1º semestre) (diurno/pós-laboral) da Licenciatura de Publicidade e Marketing e Seminário em Publicidade e Marketing (2º semestre) (diurno/pós-laboral) da Licenciatura de Publicidade e Marketing, Sistema Publicitário (1º semestre) (diurno/pós-laboral) da Licenciatura de Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da Publicidade e/ou Marketing e com pelo menos 5 anos de experiência profissional relevante em áreas da comunicação publicitária. Experiência de docência no ensino superior e na área.
16. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Inovação e Criatividade em Comunicação do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da Publicidade e/ou Marketing e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da Comunicação, em particular na área de Criatividade e Inovação na Comunicação. Experiência de docência no ensino superior e na área no mínimo de 5 anos.
17. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 35%-2º semestre) para lecionar nas unidades curriculares Gestão e Ativação de Marcas da Pós-Graduação Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica e Comunicação Integrada do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura e pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da comunicação em marketing, em particular nos conteúdos referidos. Experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.
18. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 15% (8 semanas)-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Data Science no Marketing do Curso de Especialização em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura em Gestão. Experiência profissional relevante particularmente numa vertente de Data Science aplicada ao marketing. Experiência de ensino no ensino superior.
19. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20%-2º semestre) para lecionar nas unidades curriculares Gestão de Dados e Inteligência Artificial no Marketing do Curso de Especialização em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior ao nível de Licenciatura na área da Gestão de Informação ou equivalente com 10 anos de experiência profissional relevante na área do Data Science e especificamente data analytics, em particular nas áreas da aplicação das novas ferramentas de Intelligence & Analytics Marketing e Programação e em Inteligência Artificial. Experiência de ensino no ensino superior.
20. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% (8 semanas)-2º semestre) para lecionar na unidade curricular de Novas Tendências de Marketing Analytics (2º semestre) do Curso de Especialização em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior em áreas do Marketing ou afins, com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do marketing digital e analytics. Experiência de docência no ensino superior e na área.
21. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 5%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular de Marketing no Setor Farmacêutico da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
Perfil: Formação superior ao nível da licenciatura com experiência profissional relevante no sector farmacêutico superior a 10 anos. Experiência de docência no ensino superior e na área.
22. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 5%-1º semestre) para lecionar a unidade curricular de Publicidade e Comunicação no Setor Farmacêutico da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
Perfil: Formação superior ao nível da licenciatura com experiência profissional relevante no sector farmacêutico superior a 10 anos. Experiência de docência no ensino superior e na área.
23. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 5%-2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Negociação e Vendas da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing na Indústria Farmacêutica.
Perfil: Formação superior ao nível da Licenciatura na área, com experiência profissional relevante na área de vendas do sector farmacêutico superior a 10 anos. Experiência de docência no ensino superior e na área.
Secção: Relações Públicas e Comunicação Organizacional
1. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar a unidade curricular Relação com os Media (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral e a unidade curricular Estratégia em Relações Públicas do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Perfil: Exige-se doutoramento em Ciências da Comunicação e experiência profissional relevante (cargos de gestão) na área da Comunicação superior a dez anos. São condições preferenciais a experiência de investigação e a publicação em revistas de referência bem como experiência docente no ensino superior nas áreas a leccionar.
2. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar a unidade curricular Estratégias de Gaming em Relações Públicas (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral e a unidade curricular Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional enquanto técnico de RP/CC. São condições preferenciais os estudos pós-graduados e / ou projectos profissionais na área dos e-sport bem como bem como experiência docente no ensino superior nas áreas a leccionar.
3. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC não inferior a dez anos nas áreas da gestão estratégica de redes sociais e gestão de embaixadores e influencers. São condições preferenciais outros estudos pós-graduados na área, bem como a experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para a unidade currular a leccionar.
4. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estudos de Caso: Projetos em Corporate Communications (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se título de especialista e licenciatura na área das Relações Públicas, bem como experiência profissional, em cargos de relevância para a unidade curricular a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área da unidade curricular a lecionar, actividades de gestão de projectos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.
5. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar a unidade curricular Inteligência Artificial aplicada às Relações Públicas (Opcional) do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado na área da Com /RP, ou área afim, e experiência profissional, superior a dez anos. É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC nas áreas da gestão estratégica da comunicação digital e da inteligência artificial São condições preferenciais desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, bem como experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para a unidade currular a leccionar.
6. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar a unidade curricular Laboratório de Comunicação Corporativa da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Pós Laboral e a unidade curricular Gestão da Comunicação em Multinacionais do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Perfil: Exige-se licenciatura na área das Relações Públicas e pós-graduação na área ou àreas afins. É condição preferencial mestrado na àrea da gestão e desempenho de atividade profissional superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação com experiência reconhecida na área, nomeadamente em empresas multinacionais É condição preferencial a experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para as unidades currulares a leccionar.
7. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação do Risco e de Crise (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se licenciatura em Relações Públicas / Comunicação Empresarial e pós-graduação na área ou àreas afins, bem como experiência profissional em cargos de relevância por um período superior a dez anos. São condições preferenciais outras formações complementares, o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais na área da comunicação bem como experiência docente no ensino superior na área a leccionar.
8. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 45% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Laboratório de Consultoria em Comunicação da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se licenciatura na área das RP e experiência profissional, em cargos de relevância para as unidades curriculares a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, actividades de gestão de projectos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.
9. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar a unidade curricular Laboratório de Relações Públicas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral e a unidade curricular Comunicação com os Colaboradores (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto técnico(a) de Comunicação / Relações Públicas em Comunicação Interna não inferior a três anos. É condição preferencial a publicação de artigos científicos em revistas da especialidade, a participação em congressos e projectos nacionais e internacionais na área do ensino ou da investigação bem como experiência docente no ensino superior.
10. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 30% - 1º semestre) para lecionar a unidade curricular Teorias e Técnicas das Relações Públicas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC não inferior a três anos na área da gestão de contas em Comunicação. São condições preferenciais outros estudos pós-graduados na área e elementos que configurem interesses na investigação na área da especialidade bem como experiência docente no ensino superior.
11. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação, Propósito e Governance (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se título de especialista, licenciatura e experiência profissional, em cargos de relevância para a unidade curricular a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área, actividades de gestão de projectos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.
12. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação Business-to-Business (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas / Comunicação e experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação / Relações Públicas com trabalho comprovado na área da unidade curricular a leccionar. São condições preferenciais a experiência docente no ensino superior, bem como a participação em projectos de investigação na área da especialidade.
13. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação Corporativa e Inteligência Artificial (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se Licenciatura em RP e experiência profissional enquanto consultor(a) e especialista em Comunicação / Relações Públicas não inferior a três anos. É condição preferencial outras formações e actividades de gestão de projectos bem como experiência docente no ensino superior em área relevante para a unidade curricular a leccionar.
14. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar a unidade curricular Projetos Digitais em Comunicação (opcional) e a unidade curricular Relações Públicas em Política (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral; a unidade curricular Relações Públicas na Era Digital (opcional) do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas; e a unidade curricular Artificial Intelligence for Public Relations and Corporate Communication (em inglês para estudantes Erasmus).
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado em Relações Públicas, doutoramento em Ciências da Comunicação e experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação / Relações Públicas/ Public Affairs. São condições preferenciais a experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para as unidades curriculares a leccionar, bem como publicações científicas em revistas de referência internacional.
15. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% - 1º semestre) para lecionar a unidade curricular Integrated Communication Laboratory (em inglês para estudantes Erasmus).
Perfil: Exige-se experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação/Relações Públicas bem como estudos pós-graduados na área da Comunicação Estratégica. São condições preferenciais o bom domínio da lingua inglesa bem como experiência docente e participação em projectos de investigação na área.
16. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar a unidade curricular Novas Tendências em Comunicação Estratégica da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral e a unidade curricular Relações Públicas: Contextos e Problemas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação ou área afim, e experiência profissional reconhecida na área da comunicação superior a dez anos . São condições preferenciais a experiêcia em atividades em contextos internacionais, bem como experiência docente no ensino superior na área das unidades curriculares a lecionar.
17. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 30% - 2º semestre) para lecionar a unidade curricular Comunicação no Setor Público (opcional) da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial – Diurno e Pós Laboral.
Perfil: Exige-se licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional em cargos de relevância na área da comunicação no setor público por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área relevantes, bem como experiência docente no ensino superior na área da unidade curricular a lecionar.
Secção: Ciências Humanas
1.Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial 55% - 1º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Escrita em Comunicação Estratégica da licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (pós-laboral) e Técnicas de Expressão Escrita da licenciatura de Audiovisual e Multimédia (opcional).
Perfil: Formação académica superior, no mínimo ao nível de mestrado, na área das Relações Públicas ou do Jornalismo. Investigação e/ou experiência profissional no domínio das referidas unidades curriculares, ou similares, na mesma área científica, é fator preferencial.
2.Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial 55%, 1º e 2º semestres) para lecionar as unidades curriculares de Comportamento do Consumidor das licenciaturas de Publicidade e Marketing (pós-laboral) e Relações Públicas e Comunicação Empresarial, Psicologia da Publicidade da licenciatura de Publicidade e Marketing (pós-laboral) e Positive Psychology Applied to Advertising (opcional Erasmus) da licenciatura de Publicidade e Marketing.
Perfil: Doutoramento na área da Psicologia Social. Experiência docente no ensino superior na mesma área científica. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação nas mesmas áreas. Domínio de ferramentas de investigação.
Candidaturas
Enviar CV detalhado para recursos_humanos@escs.ipl.pt, até ao dia 1 de maio, identificando o perfil a que se candidata.
Os candidatos deverão reunir as condições exigidas no Regulamento de contratação de pessoal docente, especialmente contratado e monitores, ao abrigo do artigo 8.º do ECPDESP, do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
Os critérios de seleção dos candidatos incluirão a adequação das suas habilitações académicas, do currículo, da experiência profissional e de lecionação detida ao domínio e especialidade à unidade curricular a que se candidata.
Este procedimento é uma exigência do Regulamento de Contratações de Pessoal Docente do IPL, não sendo por isso considerado como concurso público, razão pela qual não haverá publicitação de listas de candidatura nem de resultados. No caso de haver interesse na sua contratação, o candidato será informado pessoalmente.