Passar para o conteúdo principal

h1

Contratação

Contratação de pessoal docente, especialmente contratado e constituição de “Bolsa de Recrutamento”

Neste momento, encontram-se a decorrer o(s) seguinte(s) processos de contratação:

Secção: Audiovisual e Multimédia

1. Professor(a) Adjunto(a) convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Photography da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia / Erasmus.
Perfil: Formação superior na área da Fotografia, com doutoramento ou título de especialista. Experiência profissional relevante, superior a 10 anos, na área da Fotografia; experiência de docência no ensino superior na área da Fotografia. Domínio da língua inglesa.

2. Professor(a) Adjunto(a) convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 10%) para lecionar a unidade curricular de Realidade Aumentada (opção), da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, e Digital Media Laboratory, de Erasmus.
Perfil: Formação superior em Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional na área do desenvolvimento e implementação de interfaces e aplicações multimédia interativas (e.g. realidade aumentada, virtual ou mista) para ambientes Web e dispositivos móveis (e.g. Android e iOS). Conhecimentos sólidos em programação orientada a objetos (e.g. Javascript ou C#), ferramentas de autoria multimédia (manipulação de áudio, vídeo, modelos 3D), experiência do utilizador e acessibilidade. Experiência de docência no ensino superior na área do Audiovisual e Multimédia. Domínio da língua inglesa.

3. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Áudio e de Pós-Produção Áudio (opção), da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada na área do Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional em registo e pós-produção de áudio; experiência no uso de Protools. Experiência de docência no ensino superior na área do Áudio.

4. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar as unidades curriculares de Fotografia e de Fotografia Aplicada e Pós-produção, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior na área da Fotografia, com doutoramento ou título de especialista. Experiência profissional relevante, superior a 10 anos, na área da Fotografia; experiência de docência no ensino superior na área da Fotografia.

5. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Pós-Produção Áudio (opção), da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, de Desenho de Som (opção), do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, e de Audio Branding (opção), da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada na área do Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional nas áreas do Sound Design, conceção e produção de identidades sonoras e áudio para publicidade. Experiência como docente no ensino superior em unidades curriculares relacionadas com o desenho de som e pós-produção áudio. Conhecimentos avançados de Avid e Protools.

6. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual de 100%) para lecionar as unidades curriculares de Projeto e Portefólio (opção), de Design Multimédia e de Tecnologia e Programação Web, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista; Mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional em gestão de projetos digitais, desenvolvimento e implementação de conteúdos, interfaces, aplicações para a World Wide Web e plataformas móveis (e.g. Android e iOS). Conhecimentos sólidos em desenho de interfaces gráficas, experiência do utilizador, acessibilidade, usabilidade, programação em front-end (HTML5, CSS3 e JavaScript) e ferramentas de autoria multimédia (Adobe Creative Cloud). Experiência de docência no ensino superior na área do Audiovisual e Multimédia.

7. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório de Edição Multimédia (som), da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, de Laboratório de Produção Multimédia (som), da Licenciatura em Publicidade e Marketing, e de Comunicação Áudio, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional em registo e pós-produção de áudio; experiência no uso de Protools. Experiência de docência no ensino superior na área do Audiovisual e Multimédia.

8. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar as unidades curriculares de Indústria dos Media, da Pós-Graduação em Storytelling, de Pitching, da Pós-graduação em Storytelling, de Comunicação Audiovisual (concepção) e de Seminários Temáticos em AM, do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, e de Produção Audiovisual e Multimédia, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada em Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista na área do Audiovisual e Multimédia. Mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Trabalho académico e experiência profissional na área da produção audiovisual e multimédia, realização, guionismo e escrita para projetos audiovisuais e multimédia. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual e Multimédia.

9. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Aplicações Interativas, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada na área do Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional em gestão de projetos multimédia e interativos, no desenvolvimento e implementação de conteúdos, interfaces, aplicações para a World Wide Web e plataformas móveis (e.g. Android e iOS). Conhecimentos sólidos em programação para front-end (HTML5, CSS3, JavaScript, jQuery e React), back-end, ferramentas de autoria multimédia (Adobe Creative Cloud), experiência do utilizador, acessibilidade e usabilidade. Experiência de docência no ensino superior na área da comunicação audiovisual e multimédia.

10. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 10%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Audiovisual (conceção) e de Comunicação Audiovisual (desenvolvimento), do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, e de Dramaturgia, da Pós-Graduação em Storytelling.
Perfil: Formação superior na área do Audiovisual e Multimédia, com doutoramento ou titulo de especialista. Experiência profissional relevante em Audiovisual, pelo menos 10 anos, em particular nas áreas da escrita, guionismo e produção de conteúdos de projetos ficcionais para digital e televisão. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual.

11. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório de Produção de Conteúdos, de Laboratório de Comunicação Multimédia e de Realização Multicâmara (opção), da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior e formação técnica especializada na área do Audiovisual e Multimédia, com grau de doutoramento ou título de especialista ou mais de 10 anos de experiência profissional relevante na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência em produção audiovisual e multimédia e realização multicâmara. Domínio dos workflows e instrumentos técnicos para o desenvolvimento de conteúdos audiovisuais e multimédia. Especificamente, proficiência demonstrada na captação e edição fotográfica (Photoshop) para diferentes meios, na edição de vídeo (AVID ou Premiere), design gráfico (Illustrator), gestão de conteúdo para web (Wordpress) e redes sociais. Experiência de docência no ensino superior na área do Audiovisual e Multimédia.

Secção: Ciências Humanas

1. Professor(a)  Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial 20% – 1.º  e 2.º semestres) para lecionar as unidades curriculares de History and Politics of the Contemporary World e de Portugal Contemporâneo, da Licenciatura em Jornalismo e Erasmus.
Perfil: Doutoramento em História (especialização em História Contemporânea como preferencial). Experiência docente no ensino superior em língua inglesa. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação na área.

2. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial 55% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Escrita em Comunicação Estratégica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial/pós-laboral, e de Técnicas de Expressão Escrita (opção), da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia. 
Perfil: Formação académica superior, no mínimo ao nível de mestrado, na área das Relações Públicas ou do Jornalismo. Investigação e/ou experiência profissional no domínio das referidas unidades curriculares, ou similares, na mesma área científica, é fator preferencial.

3. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial 50% – 1.º e 2.º semestres) para lecionar as unidades curriculares de Comportamento do Consumidor, das Licenciaturas em Publicidade e Marketing/ pós-laboral e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, de Psicologia da Publicidade, da Licenciatura em Publicidade e Marketing/pós-laboral, e de Positive Psychology Applied to Advertising (opção Erasmus), da Licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Doutoramento (preferencial) na área da Psicologia Social. Experiência docente no Ensino Superior na mesma área científica. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação nas mesmas áreas. Domínio de ferramentas de investigação.

4. Professor(a) Adjunto(a) Convidad(a)o (contrato semestral a tempo parcial 5% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Jornalismo Desportivo Português e Internacional (Modulo II – História do Jornalismo Desportivo Português e Internacional – 1.º semestre), da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo. 
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Jornalismo (preferencialmente com experiência profissional na área do desporto). 

Secção: Ciências Sociais

1. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Antropologia Visual, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação académica de nível superior nas áreas de Antropologia e Cinema (licenciatura pré-Bolonha ou mestrado), com especialização ou currículo profissional em Documentário ou Antropologia Visual e, preferencialmente, currículo docente no ensino superior politécnico, nas áreas disciplinares a concurso.

2. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Noções Fundamentais de Direito Desportivo, da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Licenciatura em Direito e experiência profissional relevante na área do Direito do Desporto. São fatores de preferência: experiência de lecionação no ensino superior na área do Direito do Desporto, investigação científica relevante na mesma área; formação superior complementar na área do Desporto.

3. Assistente Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 35% ) para lecionar as unidades curriculares de Metodologia de Investigação nos Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Audiovisual e Multimédia, no 1.º semestre, e no Mestrado em Jornalismo, no 2.º semestre; de Metodologia de Investigação Aplicada, no Mestrado de Publicidade e Marketing, no 1.º semestre, e no Mestrado de Audiovisual e Multimédia, no 2.º semestre, e de Teoria das Organizações, na Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, em pós-laboral, no 2.º semestre. 
Perfil: Licenciatura e Mestrado (preferencial) na área da Sociologias (especialização  trabalho/organizações). Experiência docente no Ensino Superior na mesma área científica. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação nas mesmas áreas. Domínio de ferramentas de investigação.

4. Assistente convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Análise Económica, nas Licenciaturas em Publicidade e Marketing, em regime Pós-Laboral, no 1.º semestre, e nas Licenciaturas em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, em regime diurno e pós-laboral, e em Audiovisual e Multimédia, e de Complementos de Gestão, na Licenciatura em Publicidade e Marketing, no 2.º semestre.
Perfil: Licenciatura em Economia e Mestrado em Economia. São fatores preferenciais que cumulativamente reúna os seguintes critérios: a experiência docente no ensino superior na área científica/curricular a concurso, preferencialmente no ensino superior politécnico, o elevado potencial na investigação científica nas área científica/disciplinar, preferencialmente em economia política/economia monetária evidenciado por publicações científicas indexadas de relevo.

5. Professor(a) Adjunto(a) convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 60%) para lecionar no 1.º semestre as unidades curriculares de Jornalismo Desportivo Português e Internacional Módulo I Antropologia e Sociologia do Desporto, na Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo; de Comunicação Intercultural, na Licenciatura em Jornalismo, e de Audiovisual e Multimédia e de Indústrias Culturais, na Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, no 2.º semestre.
Perfil: Candidato que cumulativamente reúna os seguintes requisitos: Doutoramento em Ciências Sociais e Mestrado em Comunicação; Experiência docente nas áreas  científicas/disciplinares a concurso, preferencialmente no ensino superior politécnico; Experiência na Direção de Centro de investigação nas áreas científicas da ESCS a concurso envolvendo simultaneamente Ciências Sociais e Audiovisual e Multimédia; e, Experiência na Investigação e representação de Portugal em projetos científicos europeus altamente competitivos nas áreas científicas de Ciências Sociais e de Audiovisual e Multimédia.

6. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar a unidade curricular de Comunicação Intercultural, das Licenciaturas em Jornalismo, no 1.º semestre, e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, regime Laboral e Pós-laboral, no 2.º semestre, e de Análise Social, na Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, no 2.º semestre.
Perfil: Doutoramento em Antropologia e experiência docente no ensino superior, preferencialmente na área científica/disciplinar em recrutamento no ensino superior politécnico. Currículo técnico-científico compatível, compreendendo atividades de investigação e publicações, com trabalho de campo e projetos desenvolvidos em contextos interculturais e multiculturais, no domínio das organizações e da sociedade civil.

7. Assistente convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 30% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Gestão Empresarial, na Licenciatura em Publicidade e Marketing, em regime pós-laboral.
Perfil: Licenciatura em Gestão e/ou Economia e Mestrado em Economia. São fatores preferenciais que cumulativamente o candidato reúna os seguintes critérios: a experiência profissional/académica no ensino superior na área curricular e potencial na investigação científica na área a contratar.

Secção: Estatística

1. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial 50% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estatística, nas Licenciaturas em Jornalismo e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Formação superior na área da Estatística com experiência de docência no ensino superior na área das Ciências Sociais (mínimo 5 anos). No currículo científico, privilegiam-se candidatos com produção científica nesta área.

2. Professor(a) Adjunto(a) Convidad(a)o (contrato anual a tempo parcial 15%) para lecionar as unidades curriculares de Gestão de Dados em Marketing, de Projeto II e de Data Science Tools (opcional), na Pós-Graduação em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior ao nível da gestão de tecnologia e inovação com pelo menos 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área de Data Science e Big Data e respetivas ferramentas. Experiência de docência no ensino superior na área (mínimo 5 anos).

Secção: Media e Jornalismo

1. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Reportagem, Entrevista e Apresentação de TV e o Curso Introdutório, ambos no Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (no mínimo, ao nível de Mestrado) e experiência profissional relevante na área da televisão, de dez ou mais anos, com exercício efetivo nos últimos cinco anos. Requer-se igualmente experiência docente, no ensino superior, nas disciplinas referidas ou similares, na mesma área científica.

2. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar as unidades curriculares de Escrita para Documentário, da Pós-Graduação em Storytelling; de Projeto e Portefolio, na Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo; de Seminário de Projeto, do Mestrado em Jornalismo; e de Narrativas e Guião para Jornalismo, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (preferencialmente ao nível de doutoramento) e experiência profissional relevante na área da escrita e realização de documentários. Requer-se igualmente experiência docente (nomeadamente na orientação de projetos e dissertações de 2º ciclo), no ensino superior, nas disciplinas referidas ou similares, na mesma área científica.

3. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Cobertura Jornalística de Esports, da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior e experiência relevante como jornalista de dez ou mais anos, com exercício efetivo nos últimos cinco anos, em particular na cobertura de Esports. O trabalho jornalístico reconhecido na área de Esports é fator preferencial.

4. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Jornalismo Visual, da Licenciatura em Jornalismo, e de Laboratório de Jornalismo Desportivo: Informação Visual, da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior e experiência relevante como jornalista visual, de dez ou mais anos, com exercício efetivo nos últimos cinco anos, na cobertura visual da atualidade desportiva. O trabalho jornalístico reconhecido na área é fator preferencial.

5. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Sistema dos Média, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior (ao nível de doutoramento) na área das Ciências da Comunicação. Requer-se uma sólida experiência docente superior, nomeadamente na lecionação da disciplina supracitada ou similares, na mesma área.

Secção: Estudos em Publicidade e Marketing

1. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 25% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Atelier de Investigação Aplicada ao Marketing, da Licenciatura de Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral), e de Marketing e Novas Tecnologias (opção), do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área de Marketing/Publicidade. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 10 anos, na função de Marketing, particularmente numa vertente de distribuição e vendas. Experiência de docência no ensino superior e na área (mínimo 5 anos).

2.  Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação no Ponto de Venda (opção, diurno/pós laboral), da licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Marketing/Gestão. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 5 anos, na função de Trade Marketing, particularmente numa vertente de distribuição e vendas. Experiência de docência no ensino superior na área.

3.  Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar nas unidades curriculares de Fundamentos de Marketing, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia (1.º semestre), de Social Media Marketing, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral, opção, 2.º semestre), e de Estratégias de Comunicação do Desporto - módulo PM (2.º semestre), da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura em áreas do Marketing e/ou da Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação/marketing e adicionalmente nas áreas da aplicação de novas ferramentas digitais ao marketing e no desenvolvimento das atividades de marketing de forma integrada e sustentadas no contexto do social media marketing. Experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.

4. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Marketing Estratégico da Licenciatura em Publicidade e Marketing (1.º semestre, Pós-Laboral), Marketing e Estudos de Mercado da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (1.º semestre, Pós-laboral), Marketing Operacional (2.º semestre, Diurno e Pós-Laboral) e Seminário de Publicidade e Marketing da Licenciatura em Publicidade e Marketing (2.º semestre, Diurno/Pós-Laboral).
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing, mínimo de 10 anos, particularmente numa vertente operacional. Experiência de docência no ensino superior e na área, incluindo na utilização de simuladores de marketing de pelo menos 5 anos.

5. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar as unidades curriculares de Planeamento de Meios, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (1.º semestre, diurno e pós-laboral), de Mutações dos Média, Modelos de Negócio e Conteúdos Desportivos: Módulo III PM (1.º semestre), da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo, e de Adressable Media (1.º semestre, opção), da Pós-Graduação em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da Marketing/Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional empresarial relevante em áreas da publicidade, em particular no planeamento de meios, com especial domínio dos softwares de planeamento de meios em publicidade. Experiência relevante de docência no ensino superior de mais de pelo menos 5 anos.

6. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 45% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Ateliê de Planeamento Estratégico da Comunicação (diurno e pós-laboral), da Licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Licenciatura em Marketing e Publicidade com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação marketing, em particular na área do planeamento estratégico da comunicação. Experiência de docência no ensino superior de pelo menos 5 anos e título de especialista na área.

7. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Seminário de Publicidade e Marketing, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (2.º semestre, Diurno/Pós-Laboral).
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e/ou Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing no mínimo de 5 anos, particularmente numa vertente operacional. Experiência de docência no ensino superior e na área.

8. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar na unidade curricular de Inovação e Criatividade em Comunicação, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da Publicidade e/ou Marketing e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da Comunicação, em particular na área de Criatividade e Inovação na Comunicação focada na direção criativa e na direção de arte. Experiência de docência no ensino superior e na área no mínimo de 5 anos.

9.Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 5% – 1.º semestre) para lecionar na unidade curricular de Market Research (1.º semestre), da Pós-Graduação em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área do Marketing e Publicidade e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do marketing, incluindo na vertente de research e estudos de mercado. Experiência de docência no ensino superior e na área.

10. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 2.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Estratégias de Comunicação do Desporto - módulo PM, da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo, de Escrita para Marcas, da Pós-Graduação em Storytelling, e de Comunicação Integrada, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura e com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da comunicação, em particular nos conteúdos referidos. Experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.

11.  Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade (opcional, diurno), da licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área da comunicação e com pelo menos 5 anos de experiência profissional relevante, nomeadamente em áreas relacionadas com a dinamização de equipas e processos criativos. Experiência de docência no ensino superior e na área.

13. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Tendências de Marketing Analítico (2.º semestre), da Pós-Graduação em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior em áreas do Marketing ou afins, com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do marketing digital e analytics. Experiência de docência no ensino superior e na área.

14.  Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Digital Brand Performance (2.º semestre), da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado em áreas do Marketing e Gestão de Informação, com mais de 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área do marketing digital, em particular nas áreas da aplicação das novas ferramentas de Intelligence & Analytics Marketing. Experiência relevante de docência no ensino superior e na área de pelo menos 10 anos).

15. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular Branding e Design, da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível da Licenciatura em áreas da Publicidade e Marketing, com mais de 10 anos de experiência profissional relevante em agências de publicidade e especificamente em branding. Experiência relevante de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.

16. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Digital Analytics (1.º semestre), da Pós-Graduação em Marketing e Data Science.
Perfil: Formação superior no mínimo licenciatura em áreas do Marketing com pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do marketing digital e Data Analytics. Experiência de docência no ensino superior e na área.

17. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Gestão de Marcas, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado com título de Professor Especialista na área do marketing. Ter pelo menos 10 anos de experiência profissional relevante na área do Marketing e/ou Publicidade, em particular na área da gestão e planeamento estratégico de marcas. Ter experiência de docência no ensino superior e na área de pelo menos 5 anos.

Secção: Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional

1. Assistente convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 2.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação no Setor do Gaming e de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional enquanto técnico de RP/CC. São condições preferenciais os estudos pós-graduados e / ou projectos profissionais na área dos e-sport.

2. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório de Relações Públicas e de Laboratório de Comunicação Estratégica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado na área da Comunicação /Relações Públicas, ou área afim, e experiência profissional, superior a dez anos. É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC nas áreas da gestão estratégica da comunicação digital. São condições preferenciais desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, bem como experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para as unidades currulares a leccionar.

3. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 25%) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação Corporativa, da Licenciatura em Comunicação Empresarial (pós laboral), e a unidade curricular de Gestão da Comunicação em Multinacionais, do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Perfil: Exige-se licenciatura na área das Relações Públicas e pós-graduação na área ou àreas afins. É condição preferencial mestrado na àrea da gestão e desempenho de atividade profissional superior a dez anos,  enquanto diretor(a) de Comunicação com experiência reconhecida na área, nomeadamente em empresas multinacionais É condição preferencial a experiência docente no ensino superior.  

4. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar as unidades curriculares de Identidade, Propósito e Reputação, de Projeto Prático: Concepção e Implementação de Projetos e de Projeto Prático: Design de Projetos, da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania, 
Perfil: Exige-se licenciatura na área das Relações Públicas e experiência profissional, em cargos de relevância para as unidades curriculares a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferencias os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, actividades de gestão de projectos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.

5. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 30% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Teoria e Técnica das Relações Públicas, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral) .
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC não inferior a três anos na área da gestão de contas em Comunicação. São condições preferenciais outros estudos pós-graduados na área e elementos que configurem interesses na investigação na área da especialidade.

6. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Concepção e Organização de Eventos e de Laboratório de Consultoria em Comunicação, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral), e a unidade curricular de Comunicação e Diversidade, da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania.
Perfil: Exige-se título de especialista, licenciatura e mestrado em Relações Públicas/ CC e experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação/Relações Públicas com trabalho em diferentes setores de atividade. São condições preferenciais a experiência docente no ensino superior e participação em projetos de investigação.

7. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 20%) para lecionar a unidade curricular de Comunicação Estratégica em Setores de atividade, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral), e as unidades curriculares de Monitorização e Avaliação de Estratégias em Relações Públicas e de Seminários Temáticos em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Perfil: Exige-se título de especialista, licenciatura e experiência profissional, em cargos de relevância na área da comunicação por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na áreas relevantes para as unidades curriculares, bem como experiência docente no ensino superior na área das unidades curriculares a lecionar.

8. Assistente Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Reputação Organizacional, de Laboratório de Consultoria em Comunicação e de Comunicação Estratégica em Setores de Atividade, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto técnico(a) de Comunicação/Relações Públicas bem como experiência docente no ensino superior nas áreas das unidades curriculares a lecionar. É condição preferencial a publicação de artigos científicos em revistas da especialidade, bem como a participação em congressos ou projetos internacionais na área do ensino ou da investigação.

9. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 35% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral), e a unidade curricular de Comunicação e Sustentabilidade, da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania.
Perfil: Exige-se título de especialista, Licenciatura e experiência profissional, em cargos de relevância para as unidades curriculares a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, actividades de gestão de projectos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.

10. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar as unidades curriculares de Reputação Organizacional e de Relações Públicas: Contextos e Problemas, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado em  Ciências da Comunicação ou área afim,  e experiência profissional reconhecida na área da comunicação superior a dez anos. São condições preferenciais a experiêcia em atividades em contextos internacionais, bem como experiência docente no ensino superior na área das unidades curriculares a lecionar.

11. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação do Risco e de Crise, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado em  Ciências da Comunicação /Relações Públicas, ou área afim, e desempenho profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação / Relações Públicas com experiência reconhecida na área da gestão da comunicação de crise. São condições preferenciais a experiência docente no ensino superior na área da especialidade bem como publicações científicas em revistas de referência internacional.

12. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação Corporativa, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno); a unidade curricular de Estratégias de Identidade Corporativa, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia; e a unidade curricular de Integrated Communications Laboratory (Erasmus).
Perfil: Exige-se licenciatura em Relações Pública e experiência profissional, em cargos de relevância para as unidades curriculares a leccionar, por um período superior a dez anos. Exige-se proficiência em língua inglesa. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, atividades de gestão de projetos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.

13. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Planeamento em Comunicação Corporativa, da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania.
Perfil: Exige-se licenciatura na área das Relações Públicas e experiência profissional, em cargos de relevância para a unidade curricular a leccionar, por um período superior a dez anos. São condições preferencias os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, atividades de gestão de projetos ou de investigação bem como experiência docente no ensino superior.

14. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 30% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação Estratégica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós laboral).
Perfil: Exige-se licenciatura e mestrado na área das Relações Públicas. São condições preferenciais doutoramento na área das ciências da comunicação, experiência de investigação e a publicação em revistas de referência, bem como experiência docente no ensino superior.

15. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estudos de Caso em Comunicação e Sustentabilidade, da Pós-Graduação em Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Cidadania.  
Perfil: Exige-se licenciatura na área das Relações Públicas e experiência profissional em cargos de relevância para a unidade curricular a lecionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais, atividades de gestão de projetos da comunicação e sustentabilidade. 

16. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (pós-laboral e diurno).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas É condição necessária experiência profissional enquanto profissional de RP/CC não inferior a dez anos nas áreas da gestão estratégica de redes sociais e gestão de embaixadores e influencers. São condições preferenciais outros estudos pós-graduados na área, bem como a experiência docente no ensino superior em áreas relevantes para a unidade currular a leccionar.

17. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estudos de Caso: Projetos em Corporate Communication, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se título de especialista e  licenciatura na área das Relações Públicas, bem como experiência profissional, em cargos de relevância para a unidade curricular a lecionar, por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados na área das unidades curriculares, atividades de gestão de projetos ou de investigação, bem como experiência docente no ensino superior.

18. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação Corporativa e Inteligência Artificial, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional relevante em cargos de gestão na área da Comunicação/Relações Públicas superior a dez anos. São condições preferenciais outras formações e atividades de gestão de projectos nacionais e internacionais na área da unidade curricular bem como experiência docente no ensino superior.

19. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação com Colaboradores, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto técnico(a) de Comunicação/Relações Públicas em Comunicação Interna não inferior a três anos. É condição preferencial a publicação de artigos científicos em revistas a especialidade, bem como a participação em congressos e projetos nacionais e internacionais na área do ensino ou da investigação.

20. Assistente Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação Corporativa e Inteligência Artificial, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional enquanto consultor(a) e especialista em Comunicação/Relações Públicas não inferior a três anos. É condição preferencial outras formações e atividades de gestão de projetos na área da unidade curricular.

21. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação B2B, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas/Comunicação e experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação/Relações Públicas com trabalho comprovado na área da unidade curricular a leccionar. São condições preferenciais a experiência docente, bem como a participação em projetos de investigação na área da especialidade.

22. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação para Start-ups, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor(a) de Comunicação/Relações Públicas com relevância na área das Start-ups bem como estudos pós-graduados na área da Comunicação Estratégica. São condições preferenciais a experiência docente, bem como a participação em projetos de investigação na área da especialidade.

23. Professor(a) Adjunto(a) Convidado(a) (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Estratégica e de Estratégias de Identidade Corporativa, da Licenciatura em Audiovisual e Multimedia, e a unidade curricular de Integrated Communications Laboratory (Erasmus).
Perfil: Exige-se licenciatura em Relações Públicas e experiência profissional em cargos de relevância na área da comunicação por um período superior a dez anos. São condições preferenciais os estudos pós-graduados nas áreas relevantes para as unidades curriculares, bem como experiência docente no ensino superior na área das unidades curriculares a lecionar.

Candidaturas
Enviar CV detalhado para recursos_humanos@escs.ipl.pt, até ao dia 1 de maio, às 16h, identificando o perfil a que se candidata.
Os candidatos deverão reunir as condições exigidas no Regulamento de contratação de pessoal docente, especialmente contratado e monitores, ao abrigo do artigo 8.º do ECPDESP, do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
Os critérios de seleção dos candidatos incluirão a adequação das suas habilitações académicas, do currículo, da experiência profissional e de lecionação detida ao domínio e especialidade à unidade curricular a que se candidata.
Este procedimento é uma exigência do Regulamento de Contratações de Pessoal Docente do IPL, não sendo por isso considerado como concurso público, razão pela qual não haverá publicitação de listas decandidatura nem de resultados. No caso de haver interesse na sua contratação, o candidato será informado pessoalmente.