Ética e Deontologia do Jornalismo

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Ética e Deontologia em Jornalismo propõe-se ser uma das mais intensas aproximações do estudante à interpelação do profissional perante a sua missão de informar. É a disciplina que faculta ao estudante a oportunidade de «ver por dentro» as interrogações e inquietações éticas, simular a sua protagonização e descobrir um outro ângulo de apreciação do trabalho do jornalista profissional. Mais do que conhecer códigos ou normas, a disciplina visa proporcionar-lhe a construção do próprio normativo ético a partir das premissas mais simples e evidentes do viver em comum. Toda a programação de trabalho terá o intuito de organizar o raciocínio ético do estudante e separá-lo da metodologia e dos instrumentos do raciocínio jurídico.