Submetido por escs a 16 April 2024
Sopros de Liberdade

A ESCS celebra os 50 Anos do 25 de Abril com a exposição “Sopros da Liberdade na imprensa portuguesa antes do 25 de Abril”, que destaca revistas culturais, de artes e letras, que agiram como guardiães tenazes do pensamento critico e da liberdade de expressão, durante o regime autoritário. Os materiais expostos pertencem à Biblioteca da ESCS, desde 2022, quando acolheu o acervo Jorge Perdigão Henriques, que inclui parte do espólio de Vítor Silva Tavares e Célia Henriques.

O núcleo central “Sopros da Liberdade na imprensa portuguesa antes do 25 de Abril” (1), exposto no piso -1, é enquadrado por três núcleos de apoio, que permitem a incursão em territórios contíguos: a sociedade e os media no Estado Novo; o desenlace da luta, a revolução do 25 de Abril. São estes:

“Olhar Portugal” (2). Uma exposição de 15 fotografias de Ingeborg Lippman fotojornalista correspondente em Portugal do jornal The New York Times, que retrata o país de norte a sul, durante a década de 70, no piso -1.

“Os Portugueses e os Media” (3), composto por slideshows com testemunhos sobre a imprensa, a rádio e a televisão, antes do 25 de Abril, recolhidos por alunos da Licenciatura em Jornalismo, nos anos letivos de 2022/ 2023 e 2023 /2024, no piso 0 e -1.

“Jornalistas na Revolução” (4), vídeo documental com testemunhos de jornalistas a partir do acervo Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (AMOPC).

Organização, curadoria e montagem: Carlos Nuno, Cláudia Silvestre, Fátima Lopes Cardoso, Filipa Subtil, Maria José Mata, Jorge Souto, José Nuno Matos, Júlia Leitão de Barros e Pedro Marques Gomes
Produção de vídeo: Paulo Barbosa
Cartaz: Francisca Niny
Design Slideshow: Margarida Sequeira
Agradecimentos: Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Junta de Freguesia de Benfica e Jorge Perdigão Henriques.