Passar para o conteúdo principal
Submetido por escs a 23 January 2026

Chamada para submissão de propostas de vídeos-documentais e ensaios audiovisuais.

Em 2026 assinalam-se dez anos desde a criação do Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (AMOPC), uma iniciativa lançada na Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa por um grupo de docentes, investigadores e estudantes, com o objetivo de preservar e disponibilizar a memória social das profissões da comunicação e dos media (https://amopc.org). 

Desde a sua génese, o AMOPC tem como missão a constituição, organização, preservação e divulgação de um acervo de testemunhos orais de profissionais da comunicação e dos media, com particular incidência naqueles que já não se encontram no ativo. Este trabalho visa salvaguardar saberes profissionais, valores éticos, práticas, rotinas, constrangimentos e contextos de exercício que tendem a desaparecer da memória coletiva, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da história destas profissões. 

Um princípio estruturante do projeto tem sido a diversificação das vozes representadas no arquivo, procurando integrar percursos, funções e áreas profissionais distintas. O AMOPC assume, assim, uma perspetiva transversal e integrada sobre a comunicação social, recusando abordagens fragmentadas por sectores e interrogando as fronteiras entre as várias atividades ligadas aos media, entendidas como um universo ocupacional interdependente e historicamente situado. 

A recolha e valorização destas memórias subjetivas constitui um contributo relevante para a construção de uma narrativa histórica mais completa, complexa, democrática e inclusiva das profissões da comunicação e dos media. Atualmente, o acervo do AMOPC integra cerca de cinquenta entrevistas a profissionais portugueses e brasileiros de áreas como o jornalismo, as relações públicas, a comunicação organizacional, a publicidade, o fotojornalismo, a rádio, o audiovisual, a tipografia, a edição, o guionismo e o ensino da comunicação, entre outras. 

Assumindo-se como um arquivo vivo e dinâmico, o AMOPC pretende estimular a sua utilização em contextos de investigação científica, ensino, criação artística e intervenção cívica. 

Objetivos da chamada 

No âmbito das comemorações do seu décimo aniversário, o AMOPC convida à submissão de propostas de vídeos-documentais e ensaios audiovisuais que utilizem, de forma crítica e criativa, o acervo do arquivo. As propostas deverão contribuir para a reflexão académica sobre as profissões da comunicação e dos media, explorando a memória oral como fonte de conhecimento histórico, sociológico, cultural e político. São ainda incentivadas abordagens artísticas e formais inovadoras, que apresentem novas propostas de leitura, desde que a partir do acervo do AMOPC. 

Eixos temáticos 

As propostas poderão abordar, entre outros, os seguintes eixos temáticos: 
✓ Acesso às atividades profissionais: da aprendizagem informal à profissionalização; 
✓ Condições de trabalho e rotinas produtivas; 
✓ Disrupções tecnológicas e transformações no exercício profissional; 
✓ Constrangimentos, limites e tensões no exercício das profissões; 
✓ Condicionamento e impacto nas profissões de distintos contextos históricos e acontecimentos relevantes ( 25 de abril 1974, 1.º de Maio de 1974, entrada de Portugal na CEE em 1986, greves, entre outros); 
✓ Fronteiras e redefinições das atividades profissionais; 
✓ Reconfiguração tecnológica das profissões da comunicação e dos media; 
✓ Autonomia e heteronomia no exercício das atividades profissionais. 
✓ Qualquer eixo que explore criativamente, do ponto de vista artístico, formal ou conceptual, o acervo audiovisual do AMOPC. 

Condições de submissão 

As propostas deverão respeitar as seguintes condições: 
Formato: vídeo-documental científico ou ensaio audiovisual; 
Duração da peça final: entre 15 e 30 minutos; 

Elementos obrigatórios da proposta: 
✓ Sinopse (com enquadramento teórico e metodológico); 
✓ Ficha técnica (autoria, afiliação institucional, contactos, meios técnicos); 
✓ Outros elementos considerados relevantes para a avaliação da proposta. 

As propostas submetidas serão avaliadas por uma comissão científica, com base na relevância temática, qualidade conceptual, rigor metodológico, adequação ao acervo do AMOPC e contributo para o conhecimento das profissões da comunicação e dos media

Calendário 

30 de junho de 2026: entrega dos projetos finais (sinopse, ficha técnica e peça editada). 
 

Apresentação e divulgação 

As peças selecionadas serão exibidas e debatidas no âmbito das comemorações dos dez anos do AMOPC, a realizar em data a anunciar oportunamente. Sempre que possível, será promovida a sua divulgação em contextos académicos, pedagógicos e culturais associados ao projeto. 

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser enviado para: amopc.escs@gmail.com

Comissão científica 
Catarina Burnay (CECC/FCH/UCP) 
Cláudia Mesquita (UFMG, Brasil) 
Filipa Subtil (LIACOM/ESCS-IPL) 
Joana Pontes (LIACOM/ESCS-IPL) 
Jorge Souto (LIACOM/ESCS-IPL) 
Júlia Leitão de Barros (LIACOM/ESCS-IPL) 
Kiluanje Liberdade (CECS/UMinho) 
Leonor Areal (IHC/UNOVA) 
Manuela Penafria (Labcom/UBI) 
Paulo Barbosa (LIACOM/ESCS-IPL)