Veredito: Cursos Acreditados

Publicado: 09 agosto 2013

É a deliberação final. O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar quatro cursos lecionados na ESCS.


No passado mês de julho, a ESCS recebeu o parecer favorável da Comissão de Avaliação Externa (CAE) da A3ES relativo à avaliação de 2 cursos de licenciatura (Publicidade e Marketing e Relações Públicas e Comunicação Empresarial) e outros 2 de mestrado (Gestão Estratégica das Relações Públicas e Publicidade e Marketing). A recomendação foi unânime para os 4 cursos: Os ciclos de estudos devem ser acreditados.

Agora, o Conselho de Administração (CA) da Agência pronuncia-se, decidindo ratificar a apreciação da CAE. O Conselho de Administração decide acreditar os ciclos de estudos em concordância com a recomendação e fundamentação da Comissão de Avaliação Externa, lê-se no relatório final. Deste modo, a acreditação é válida por um período de 5 anos (o máximo possível), ficando assim concluído o processo de avaliação destes cursos.

Para o Presidente da ESCS, o veredito do CA representa “o culminar do trabalho” desenvolvido pela comunidade escolar desde o início de 2012. A decisão “certifica a qualidade que os cursos da Escola têm”, uma vez que estes “cumprem os requisitos exigidos pela Agência para funcionarem normalmente”, explica o Prof. Doutor Jorge Veríssimo.

Aquando da apresentação dos relatórios preliminares, a CAE justificou o seu parecer com base nos seguintes itens: “qualidade das instalações e equipamentos” à disposição do funcionamento dos cursos; “cultura de proximidade e de diálogo” existente entre os alunos e as estruturas da Escola; corpo docente que “combina bem as vertentes académica e empresarial”; e “intensas” ligações dos cursos ao mundo empresarial.

A ESCS atingiu o objetivo a que se propôs, mas o trabalho não acaba aqui. Para os próximos anos, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo revela que “o desafio é melhorar”. Neste momento, encontram-se a decorrer os processos de avaliação dos cursos de licenciatura e mestrado em Jornalismo. Prevê-se, ainda, que os cursos de licenciatura e mestrado em Audiovisual e Multimédia venham a ser avaliados em 2014-2015. A missão da Escola passa por fazer com que todos os ciclos de estudos ministrados na instituição sejam “cursos de referência”. “É isso que nós queremos”, remata o Presidente.