Passar para o conteúdo principal

Publicado: 07.03.2014

Publicado: 07/03/2014

O aluno Miguel Dias lançou uma rádio online, a Feel FM. O projeto conta com o apoio da ESCS.

Miguel Dias, aluno do 2.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo, é o fundador da recém-criada Feel FM, uma rádio online sediada em Almeirim. No ar desde o início de 2014, o projeto “junta o melhor do local com a irreverência e a ousadia de uma equipa de jovens”, lê-se no site. A nova rádio conta com a ajuda da ESCS nos primeiros passos da sua existência. Neste sentido, foi estabelecido um protocolo, no qual a Escola se compromete a disponibilizar o estúdio de rádio para a gravação de programas.

[Fotografia] “A única coisa que me liga à rádio é gostar de a fazer”, releva Miguel Dias.

O nascimento de uma rádio

Miguel Dias assume que o seu envolvimento com a rádio é recente. A aventura começou no ano passado, quando o aluno participou num projeto jornalístico que fez a cobertura das eleições autárquicas no concelho de Almeirim. A iniciativa “correu muito bem” e a recetividade superou as expetativas. “As pessoas gostaram dessa pedrada no charco”, afirma. Miguel e os colegas decidiram não ficar por aí. Arregaçaram as mangas e meteram mãos à obra para pôr de pé um projeto cujo objetivo passava por “dar continuidade a essa nova dinâmica”. E assim nasceu a Feel FM.

 

A Feel FM pretende tornar-se numa referência no que diz respeito aos media regionais e contribuir para o envolvimento da população do concelho. “Há a preocupação de dar mais a Almeirim”, conta. Miguel quer que as pessoas encarem a Feel FM como um “projeto sério que quer vingar”. O aluno explica que a rádio se encontra numa “fase exploratória” mas ambiciona “avançar para voos maiores”, deixando antever o desejo de um dia passar a transmitir em FM.

A ESCS como parceira

Uma vez que muitos dos colaboradores da Feel FM residem em Lisboa, tornou-se necessário encontrar um espaço que permitisse à equipa gravar os programas a partir da capital. Como já conhecia os cantos à casa, Miguel considerou que a ESCS seria a opção certa. O aluno contactou a Direção da ESCS, a qual mostrou disponibilidade imediata para apoiar o projeto. Para Miguel, o contributo da Escola é “um passo importante para garantir a qualidade [da rádio]”.

Fazer (a) rádio

A produção da Feel FM é assegurada por cerca de duas dezenas de pessoas, na sua maioria jovens estudantes. Miguel salienta que alguns dos colaboradores são colegas da ESCS.

A programação da rádio concentra-se sobretudo no período entre as 18h e as 00h. A grelha conta com três programas diários (noticiário, magazine cultural e rubrica de empreendedorismo) e outros semanais (política, desporto e música). De destacar, o Bola na Rede, programa desportivo produzido por um grupo de escsianos, que passará a ser transmitido na Feel FM.

O aluno (e o empreendedor)

Miguel Dias revela que sempre quis ser jornalista. A ESCS foi a escolha para “dar continuidade a esse sonho” e o balanço tem sido “positivo”. O jovem empreendedor concilia agora a vida de estudante com a de profissional e pretende fazê-lo enquanto conseguir. A Feel FM faz parte dos seus planos para o futuro, mas Miguel prefere não fazer previsões. “Quero deixar as coisas fluírem”, conclui.