Publicado: 07.08.2015

Publicado: 07/08/2015

Os mestrados da Escola Superior de Comunicação Social destinam-se a licenciados e profissionais das áreas da Comunicação ou afins. A vertente mais prática, os meios técnicos disponibilizados e um corpo docente especializado permitem aos nossos estudantes aprofundar conhecimentos e ter um contacto aproximado ao mercado de trabalho.

Encontra-se, neste momento, a decorrer a segunda fase de candidaturas para os mestrados de Audiovisual e Multimédia, Gestão Estratégica das Relações Públicas, e Jornalismo. As candidaturas terminam dia 11 de setembro.

Em época de candidaturas a mestrados, quatro ex-alunos, dos diferentes cursos da ESCS, falam-nos da sua experiência, enquanto estudantes da Escola, e de que forma esta contribuiu para o seu sucesso profissional. Neste artigo, fiquem a conhecer Martim Mariano, de Jornalismo (JORN), e Elisa Correia de Matos, de Publicidade e Marketing (PM).

MARTIM MARIANO

Jornalismo

Martim Mariano sempre teve contacto com o meio jornalístico. Com três profissionais da área na família, após ter terminado a licenciatura em Educação de Infância, na Escola Superior de Educação de Lisboa, sentiu que o mestrado em Jornalismo da ESCS lhe poderia abrir outras portas.

Já na ESCS, Martim refere que era o único aluno da sua turma que não tinha tido formação académica em Comunicação Social. Na formação jornalística da ESCS, aprendeu “a forma, a conceção, a ideia que baseia e sustenta a profissão, que lhe dá corpo e a desdobra no seu nível mais prático”. Neste sentido, o ex-aluno refere-se ao mestrado como “um período de aprendizagem bastante divertido e sobretudo muito útil em termos formativos”, que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua integração no mercado de trabalho.

No âmbito do mestrado, Martim optou por realizar um estágio curricular, uma das opções disponíveis no 2.º ano do curso. Na SIC, durante seis meses, preocupou-se em “mostrar as [suas] capacidades e potencialidades”. As aptidões demonstradas garantiram-lhe o seu atual emprego no canal de televisão: “A minha prioridade era bastante clara, queria ficar a trabalhar na SIC e estava disposto a dar tudo o que estivesse ao meu alcance para alcançar esse objetivo”, explica.

Cinco anos após a experiência na ESCS, Martim Mariano é atualmente jornalista na SIC e produtor editorial dos três programas desportivos da SIC Notícias.

ELISA CORREIA DE MATOS

Publicidade e Marketing

Elisa Correia de Matos é licenciada e mestre, pela ESCS, em Publicidade e Marketing. Durante o mestrado, aproveitou para fazer Erasmus na Universitat Ramon Llull, em Barcelona.

Segundo a ex-aluna, o mestrado foi uma opção “natural”, como forma de “aprofundar conhecimentos antes de entrar no mercado de trabalho”. Elisa salienta que, durante a licenciatura, encontrou “aqueles a que se podem chamar de verdadeiros professores”, que a incentivaram a querer saber mais e despertaram em si o “gosto pela investigação”, mencionando a sua orientadora de mestrado, a Prof.ª Doutora Sandra Miranda. A escsiana destaca da Escola “o esforço em reunir, no seu corpo docente, professores residentes e convidados, com experiência comprovada no mercado de trabalho”; a “criação de sinergias com outras universidades e com antigos alunos” como forma de adptação às recentes tendências académicas e profissionais; e as “diversas ferramentas e tipologias de trabalho”. Esta versatilidade de ensino, que faz da Escola uma “referência no mercado de agência”, em conjunto com o domínio fluente da língua castelhana, conseguido durante a experiência de Erasmus, permitiram a Elisa desempenhar a sua atual função na empresa onde trabalha.

Como projeto final, Elisa realizou uma dissertação intitulada "Os Factores Influenciadores do Consumo de Produtos Nacionais em Portugal", onde analisou fatores “comprovadamente influenciadores da intenção de compra de produtos nacionais” e o seu nível de influência no comportamento dos consumidores portugueses.

Elisa é atualmente gestora de projeto na empresa Monday Interactive Marketing, uma agência PME Líder, na área de marketing digital e interativo, onde é “responsável por gerir o trabalho das equipas criativas e de desenvolvimento, bem como a relação com clientes e consumidores no dia-a-dia”.