Publicado: 31.07.2015

Publicado: 31/07/2015

Os mestrados da Escola Superior de Comunicação Social destinam-se a licenciados e profissionais das áreas da Comunicação ou afins. A vertente mais prática, os meios técnicos disponibilizados e um corpo docente especializado permitem aos nossos estudantes aprofundar conhecimentos e ter um contacto aproximado ao mercado de trabalho.

Encontra-se, neste momento, a decorrer a segunda fase de candidaturas para os mestrados de Audiovisual e Multimédia, Gestão Estratégica das Relações Públicas, e Jornalismo. As candidaturas terminam dia 11 de setembro.

Em época de candidaturas a mestrados, quatro ex-alunos, dos diferentes cursos da ESCS, falam-nos da sua experiência, enquanto estudantes da Escola, e de que forma esta contribuiu para o seu sucesso profissional. Esta semana, fiquem a conhecer Bianca Côrte-Real, de Audiovisual e Multimédia (AM), e Vanessa Rolim, de Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP).

BIANCA CÔRTE-REAL

Audiovisual e Multimédia

Bianca Côrte-Real começou o seu percurso universitário na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Ciências da Comunicação, fez duas especializações: uma em Comunicação Estratégica e outra em Cinema e Televisão.

Se com a licenciatura adquiriu uma “base teórica sólida”, Bianca encontrou no mestrado em Audiovisual e Multimédia (percurso optativo de Comunicação Audiovisual) a vertente prática necessária para consolidar os seus conhecimentos. “Foi uma experiência extremamente positiva […] Os conteúdos programáticos das disciplinas são bastante enriquecedores, as aulas fazem a ponte necessária para o mundo do trabalho e existe um apoio consistente e ativo por parte dos professores”, afirma a ex-aluna. A mestre em AM destaca também a orientação do Prof. Jorge Souto como um fator essencial “não só para terminar a dissertação com sucesso, mas também para me desafiar a aprofundar ainda mais os meus conhecimentos”. Na sua dissertação de mestrado, "Serial Experiments Lain's Body: o corpo enquanto fronteira entre o físico e o virtual", Bianca “quis compreender como se define a fronteira do Corpo entre o físico e o virtual”. Para tal, fez uma análise do anime "Serial Experiments Lain", onde aborda diversos parâmetros do percurso do personagem principal, de forma a “compreender a relação de Lain com o seu próprio corpo num dualismo de realidades: o plano físico e o plano virtual. E nisto, refletir a nossa própria condição humana, entre esses mesmos planos”, explica a mestre.

Ao terminar os estudos, Bianca foi galardoada com o Prémio Melhor Aluno de Comunicação Audiovisual, uma iniciativa promovida pela Direção do Mestrado em AM, em parceria com a SP Televisão. Este prémio deu à ex-aluna a oportunidade de estagiar na reconhecida produtora de conteúdos audiovisuais e culminou numa proposta de emprego. Atualmente, desempenha a função de assistente de continuidade na mesma empresa.

VANESSA ROLIM

Gestão Estratégica das Relações Públicas

Vanessa Rolim licenciou-se em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela ESCS, antes de realizar o mestrado na mesma área da Comunicação.

A mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas confessa que ponderou outros mestrados, acabando por optar pelo da ESCS por diversos motivos. “Em primeiro lugar, pelas disciplinas que são bastante adaptadas à realidade do mercado de trabalho e focadas na componente estratégica das Relações Públicas. Em segundo, pelo corpo docente bastante qualificado […]. E por último, porque percebi que este mestrado iria permitir conciliar, na perfeição, a minha vida profissional, de agência, com as aulas e trabalhos académicos”, esclarece a ex-aluna. Vanessa defende, também, que a experiência fez com que se tornasse numa profissional mais autónoma e crítica e contribuiu para o aumento da sua rede de contactos. “Este mestrado é uma excelente oportunidade para consolidar conhecimentos da licenciatura e para desenvolver competências já adquiridas”, indica.

Como trabalho final, realizou uma dissertação intitulada “Os Projetos de Literacia Financeira como prática de Responsabilidade Social Corporativa – Estudo de Caso Cetelem”, onde procurou “perceber como é elaborada a Responsabilidade Social Corporativa, nomeadamente o projeto de Literacia Financeira” da empresa de financiamento.

Vanessa trabalha atualmente na LPM Comunicação, uma empresa de consultoria, onde desempenha o cargo de Consultora Júnior de Comunicação, na área da saúde.