Publicado: 31.01.2014

Publicado: 31/01/2014

O edifício da ESCS foi inaugurado há 2 décadas.

Segunda-feira, 17 de janeiro de 1994, a Escola Superior de Comunicação Social inaugura as novas instalações no Campus do IPL, em Benfica. Foi assim há 20 anos. Embora a Escola tenha iniciado as suas atividades letivas há 25 anos, corria o ano letivo de 1989-1990, o edifício atual só foi inaugurado cinco anos mais tarde. Até então, a ESCS funcionava provisoriamente nas instalações do pavilhão P3, localizado nas traseiras da Escola Superior de Educação, onde se encontram os Serviços de Ação Social. A presidir à inauguração, esteve o então Primeiro-Ministro Cavaco Silva, acompanhado por Manuela Ferreira Leite (Ministra da Educação).

[Fotografia Esq.] Sala de computadores no pavilhão P3 (as instalações provisórias da ESCS).
[Fotografia Dir.] Da esq. para a dir., em primeiro plano: António Pinto Leite, Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, no dia da inauguração do edifício da ESCS.

No discurso de inauguração do edifício, o Dr. António Pinto Leite, Presidente da Comissão Instaladora da ESCS, referiu que o projeto da Escola assenta numa premissa de qualidade. A sua grande prioridade são os alunos: “Queremos que venham a ser profissionais brilhantes”, afirmou.

Em jeito de curiosidade, transcrevemos um excerto do discurso inaugural:

Há sete anos, ao concluir o discurso de tomada de possei, afirmei: “Se formos apenas mais uma Escola, seremos uma Escola a mais”. Hoje, sete anos passados, este lema está interiorizado em toda a Escola e a Associação de Estudantes quis mesmo que ficasse expresso no ponto mais saliente do edifício. (...) ... temos a convicção de que, apesar de estar tudo em aberto quanto ao futuro da Escola, ela vai cumprir o seu lema: nunca será uma Escola a mais, porque nunca será apenas mais uma Escola.

António Pinto Leite, 17 de janeiro de 1994

[Fotografia] À entrada do edifício, no Piso 0, é possível ler-se o lema da ESCS.

O edifício da ESCS é da autoria do Arquiteto Carrilho da Graça. O projeto constitui um marco no panorama arquitetónico nacional, tendo sido galardoado com o Prémio Secil de Arquitetura 1994. “A obra veio representar da melhor forma os valores da instituição em causa, ao conseguir transmitir a clara filosofia de modernidade e inovação [da Escola]”, lê-se no site da Secil.

[Fotografia] Construção do edifício da ESCS.

A propósito do 20.º aniversário da inauguração do edifício da ESCS, encontra-se patente, até dia 7 de fevereiro no Foyer do Piso -1, a exposição “Uma morada com 20 anos”.