Passar para o conteúdo principal

Publicado: 22.05.2015

Publicado: 22/05/2015

João Madeira da Silva, ex-aluno da ESCS, é o nome por detrás de Dois.Mil, um projeto artístico de fotografia que juntou 60 criativos portugueses.

O clichê Uma imagem vale mais que mil palavras é o mote de Dois.Mil, uma iniciativa da autoria de João Madeira da Silva que pretendeu reunir dois mundos: o da imagem e o da palavra. O escsiano convidou 60 criativos nacionais (30 diretores de arte e 30 redatores) e propôs-lhes o seguinte desafio: um diretor de arte escolheu uma imagem e, de seguida, um redator escreveu um texto de exatamente mil palavras sobre a mesma. Numa primeira fase, os criativos trabalharam individualmente. Só mais tarde, aquando do lançamento do site do projeto, é que as duplas (diretor de arte/criativo) foram relevadas. Os trabalhos das 30 duplas foram, ainda, expostos, entre os dias 6 e 10 de maio, no Convento da Trindade e na ETIC, no âmbito da Semana Criativa de Lisboa.

[Fotografia] "Como é que se compara o poder de uma imagem com o de um texto?" foi a pergunta a que João Madeira Silva tentou dar resposta através deste projeto.

Da ideia à prática

A ideia para Dois.Mil surgiu há cerca de um ano, “quando estava a ver um link com imagens fortíssimas e espetaculares, ao estilo do World Press Photo. O destaque era 'estas imagens valem mesmo mais que mil palavras'e eu fiquei a pensar no tema”, conta João Madeira da Silva. Dos 60 criativos envolvidos no projeto, nove são ex-alunos da ESCS: o próprio, Ana Castanho, Andrea Ribeiro, Filipe Domingues, João Rocha, João Silva, José Filipe Gomes, Pedro Lourenço e Ricardo Marques. João revela que a melhor parte do projeto foi “juntar pessoas talentosas que, normalmente, não têm oportunidade de se juntar para criar, pelo simples prazer de o fazer”.

O escsiano refere, ainda, que a recetividade do projeto foi “surpreendente”. “Recebemos boas críticas e muito entusiasmo”, conta. Quanto ao futuro, João revela que já existem ideias em cima da mesa para se avançar para uma próxima edição de Dois.Mil. “Mas, por agora, ainda não se começou nada”.

O criador

João Madeira da Silva é licenciado em Comunicação Empresarial, pela ESCS, e atualmente é redator na agência de publicidade O Escritório. Apesar de o Dois.Mil ser um projeto pessoal paralelo à sua atividade profissional, João encara-o como “uma oportunidade para trabalhar com pessoas que admiro e com quem não tenho hábito de colaborar no dia-a-dia” e “mostrar talento e criatividade, fora dos trabalhos habituais de publicidade”.

Por fim, João aproveita a oportunidade para agradecer o contributo dos colegas Jorge Ramalho (criação do site) e Alexandre Mendes (desenvolvimento da identidade gráfica).

Fotografia gentilmente cedida pelo projeto Dois.Mil.