Passar para o conteúdo principal

Publicado: 02.10.2015

Publicado: 02/10/2015

O efeito do álcool na gravidez foi o mote do Concurso Criativos Sub28. A equipa de Tiago Silva, antigo aluno de Publicidade e Marketing, ganhou o primeiro prémio e uma menção honrosa, com dois trabalhos distintos.

Um estudo realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) concluiu que uma em cada cinco grávidas continuam a consumir álcool depois de terem conhecimento da gravidez. Partindo desta conclusão, em parceria com o Clube de Criativos de Portugal (CCP), foi lançado um desafio a jovens com menos de 28 anos. Tiago Silva, antigo aluno de Publicidade e Marketing, em conjunto com o colega de equipa Hugo Suíssas, concorreram e ganharam o primeiro prémio, com o projeto “Há erros que duram para a vida”, e uma menção honrosa com a proposta “Se estiver grávida, não beba”.

[Fotografia] Tiago Silva é licenciado em Publicidade e Marketing, pela ESCS.

O projeto vencedor

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez é um ato que pode trazer consequências graves, não só para a mãe, mas principalmente para o feto que se está a desenvolver. Com base neste facto, a dupla de criativos Tiago e Hugo criou o conceito “Há erros que duram para sempre”, onde utilizam “uma metáfora entre o erro de um nome bordado num babete e o erro de beber durante a gravidez. Ambos deixam marcas visíveis e são igualmente irreversíveis para o bebé”, explica o escsiano.

[Legenda] Os criativos usaram uma metáfora entre o erro de um nome e o erro de beber durante a gravidez.

Tiago confessa que foi uma surpresa terem ganho o primeiro lugar, apesar de terem feito tudo para que isso acontecesse. A equipa recebeu um prémio monetário de 1.000€ e verá a sua proposta difundida pela imprensa e outdoors.

Amor ao primeiro briefing

Tiago contou com a parceria de Hugo Suíssas neste projeto. A dupla criativa nasceu na empresa Brandia Central, onde fizeram o primeiro trabalho juntos. “Sabem aqueles amores à primeira vista? O nosso foi ao primeiro briefing”, explica Tiago, com humor. Hoje, são ambos criativos na excentricGrey e continuam a participar em projetos, dentro e fora do âmbito empresarial. “Percebemos que devíamos continuar a fazer equipa mesmo que às vezes mandemos umas bolas ao lado mas outras a fazer golo”, conclui o ex-aluno.

[Fotografia] Hugo Suíssas e Tiago Silva na entrega do prémio do Concurso Criativos Sub28.

Rumo a Barcelona

A dupla foi agora convidada pelo CCP para ir ao ADCE (Art Directors Club of Europe), em Barcelona, representar Portugal, no papel de jovens júris. Para tal, tiveram de criar uma campanha de crowdfunding capaz de angariar 700€ para cobrir os custos da viagem. Este desafio foi colocado às equipas dos restantes países e os vencedores da melhor ideia poderão apresentá-la na conferência do festival.

Para responder ao desafio, a equipa criou a página de Facebook Rent-a-Life, onde alugam uma panóplia de coisas de que não vão precisar durante a viagem. Na página, as pessoas poderão encontrar os seus carros, patins, um skate e até mesmo o gato do ex-aluno.

“Um criativo tem de ser como uma boa pizza”

Quando questionado sobre a origem da inspiração para as suas ideias, Tiago diz que ainda está “à espera de resposta para essa pergunta”, mas que tem uma curiosidade e vontade constante em saber de tudo um pouco. "Uma vez ouvi dizer que um criativo tem de ser como uma boa pizza: conter uma base fina mas com muitos ingredientes, isto é: saber pouco mas de muita coisa”, explica o ex-aluno.

Da sua passagem pela ESCS, Tiago destaca as experiências proporcionadas pelas atividades extracurriculares, os professores, que hoje são seus amigos, e a transição da teoria para a prática.

Fotografias gentilmente cedidas por Tiago Silva.