Publicado: 18.09.2015

Publicado: 14/08/2015

Cinco ex-alunos da ESCS levaram a ideia de um trabalho de grupo universitário para a vida profissional e criaram a empresa Portugal Multimedia.

A empresa Portugal Multimedia surgiu pela mão de cinco escsianos recém licenciados em Audiovisual e Multimédia. A ideia para o projeto teve início no decorrer das aulas da disciplina de Gestão de Empresas e passou para o plano real quando Pedro Valadão Matias desafiou os colegas a levar para o âmbito profissional o trabalho de equipa desenvolvido ao longo do curso. Em conjunto com Andreia Calhau, Lisandra Maia, Lourenço Santos e Vera Costa, trabalham a comunicação de forma a ajudar as empresas a evoluir.

[Fotografia] A equipa Portugal Multimedia. Da esq. para a dir.: Lourenço Santos, Andreia Calhau, Pedro Valadão Matias, Vera Costa e Lisandra Maia.

Na ESCS, tiveram oportunidade de contactar com novas áreas, como o 3D, e de desenvolver as competências técnicas que traziam dos seus percursos académicos e pessoais. Mas foi a “forma de pensar a comunicação” que os ex-alunos consideraram essencial no percurso universitário. “Ao longo do curso, desenvolvemos as competências necessárias para podermos ajudar os nossos clientes a comunicar com os clientes deles de forma eficiente”, explicam.

Primar pela diferença

Segundo os elementos da equipa, a mesma funciona como “uma estrutura articulada que se completa”. Desta forma, cada um é responsável por um setor. A Andreia é a diretora de audiovisuais; Lisandra dirige a vertente de arte; o Lourenço é o diretor de design; Pedro é o CEO da empresa, sendo também o responsável pela programação; e a Vera dirige a área de multimédia. Juntos, trabalham diariamente em prol de um objetivo comum: criar valor, ao trabalhar naquilo que gostam e em que acreditam ser bons, com o desenvolvimento de projetos de audiovisuais, branding, planeamento estratégico de marketing social, SEO e webdesign. “Queremos ser diferentes, únicos e melhores”, defendem.

[Fotografia] Os escsianos trabalham a comunicação de forma a ajudar as empresas a chegar aos seus clientes.

Projetos

Para o grupo, “todos os projetos são significativos”. Sendo a Portugal Multimedia uma empresa recente, “o word of mouth tem sido o [seu] melhor amigo” na angariação de clientes. Os escsianos defendem que “trabalhar para o nosso sonho é o melhor incentivo para nos fazer levantar da cama todas as manhãs”.

A equipa encontra-se, neste momento, a desenvolver um projeto no âmbito dos 150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, no qual estão encarregues da realização dos suportes de comunicação do evento. A instituição “está a organizar uma exposição de pintura, que vai contar com um leilão online e que será inaugurada com uma gala” e contratou os ex-alunos para realizarem, entre outras coisas, “o website onde decorrerá o leilão, o teaser promocional do jantar de gala [e o] design do catálogo da exposição”. “Mais do que ser gratificante do ponto de vista social e humanitário, é uma excelente oportunidade para a nossa empresa se fazer ouvir e ser reconhecida”, concluem.

Fotografias gentilmente cedidas pela equipa Portugal Multimedia.