Passar para o conteúdo principal

Publicado: 15.05.2015

Publicado: 15/05/2015

Decorreu no passado dia 9 de maio, a cerimónia de entrega de prémios da competição Young Lions 2015. Mais uma vez, destacam-se nomes escsianos entre os vencedores.

A competição Young Lions é uma iniciativa que tem como objetivo distinguir jovens criativos mundialmente. Numa primeira fase, os participantes concorrem a nível nacional, sendo que os primeiros classificados de cada categoria têm a oportunidade de ir ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, representar o seu país, numa disputa com os restantes vencedores internacionais. Este ano, foram distinguidos dois alunos e um ex-aluno da ESCS, em três categorias.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Joana Casado, Matheus Maneschy e Diogo Vasques.

Joana Casado, finalista do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing, conseguiu o segundo lugar na categoria Roger Hatchuel Academy, a vertente académica da competição, com o trabalho “Quando queres, na?o perdes tempo”. A aluna teve de responder a um briefing para a FLAG (uma rede de centros de formação) e procurou mostrar que “nunca é tarde” para mudar o futuro, recorrendo ao jogo de infância “quantos queres”. Joana refere que “é gratificante” ver o seu nome no pódio e que a participação nestes concursos, enquanto estudante, é “uma segunda forma de ensino”, pois possibilita uma comparação com os trabalhos escolhidos, fazendo com que se comece a “limar o pensamento estratégico e criativo e as capacidades dentro do que o mercado pede”.

A frequentar o segundo ano de Publicidade e Marketing, Matheus Maneschy foi distinguido, em conjunto com o colega Diogo Figueira, com o segundo lugar na categoria Filme, com “Quando tudo muda”. O aluno afirma que a sua equipa ficou muito contente com o resultado e que o reconhecimento dá “vontade de tentar fazer melhor para o próximo ano”. A dupla teve de apresentar um filme para a seguradora Fidelidade, onde procurou transmitir que “o que importa são as pessoas e que os projetos de vida não acabam por causa de um acidente”. Matheus concilia os seus estudos com o estágio profissional na empresa Leo Burnett, onde trabalha como copywriter.

Diogo Vasques, licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e atualmente Digital & Consumer Marketing Trainee na empresa Microsoft, venceu o primeiro lugar na categoria Marketing, com o trabalho “Media Smart 2.0”. O ex-aluno, que ambicionava participar na competição há já alguns anos, refere-se à mesma como uma experiência “demasiado aliciante para ficar sentado a ver os outros jogar”. Em conjunto com Ana Rita Almeida, a sua colega de equipa, respondeu a um briefing para a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) que tinha como objetivo “ajudar as crianças a interpretar de forma mais clara a publicidade” e procurou “ir um pouco mais longe do que aqueles que eram os problemas/desafios a que [deviam] dar resposta”. A ambição levou-os à vitória e irão representar Portugal na competição internacional Cannes Lions que se realizará em junho, em Cannes.

À semelhança do ano passado, o Prof. João Barros, docente na ESCS, foi convidado como jurado na categoria Roger Hatchuel Academy.

A cerimónia de entrega de prémios deste ano aconteceu no passado dia 9 de maio, no Espaço Atmosfera da ETIC, e os projetos vencedores estiveram em exposição no Convento da Trindade, de 6 a 10 de maio.

Fotografias gentilmente cedida pela MOP e por Diogo Vasques.