Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.10.2012

Com o intuito de melhorar e dar resposta aos desafios da comunicação, a ESCS lançou em 2006 o antigo website e em 2007 viu nascer a nova identidade. A Escola cresceu, bem como as suas exigências, e por isso, em 2012, decidiu fazer um Refresh ao seu website. Desta forma, inicia-se uma nova etapa na Comunicação da Escola: o lançamento do novo website.

A Escola pretende com este novo website mostrar o seu lado mais humano. Mostrar mais pessoas, histórias de ex-alunos, projetos, portefólios, artigos de opinião e o que de melhor se faz área da Comunicação. Ambiciona com esta nova ferramenta de comunicação, lançada dia 18 de outubro, melhorar aspetos estruturais, de conteúdo e de funcionalidade, bem como dar resposta a outro tipo de necessidades que o website antigo não contemplava.

6 anos depois…

O novo website surge na sequência de uma série de projetos na área da comunicação, que tiveram o seu início em 2005. O primeiro desafio foi cumprido com o lançamento do antigo website, que vigorou desde 2006 até hoje. “Foi um projeto que envolveu nove pessoas, cinco professores e quatro alunos, incluindo a minha coordenação”, referiu André Sendin, Vice-Presidente da ESCS. O desafio seguinte foi realizado em 2007, com a criação de uma nova identidade para a Escola. “Este projeto envolveu mais de 30 pessoas. Fizemos um trabalho que foi desde a análise da indústria até ao desenho da nova identidade e a sua aplicação aos vários suportes de comunicação Escola”, mencionou.

Há cerca de dois anos, foi proposto ao Prof. Ricardo Rodrigues que coordenasse um grupo de trabalho, que tinha como desafio a conceção de um novo website. “O primeiro website tinha capacidades e funcionalidades limitadas. À medida que as pessoas nos faziam chegar as suas opiniões e que o website foi servindo os vários públicos-alvo, chegámos à conclusão de que precisávamos de satisfazer outro tipo de requisitos”, justificou André Sendin.

Após receber a proposta para a coordenação deste projeto, Ricardo Rodrigues tinha já bastantes ideias para a reformulação do antigo website. Mas a escola mudou nos últimos anos. Passou a ter maior oferta formativa e maiores necessidades de divulgação que não tinha até à data. Como nos disse o professor, “analisámos as necessidades dos diferentes targets, trabalhámos essa informação quantitativa e qualitativamente e chegámos à conclusão que todos os nossos públicos-alvo gostavam do website tal como ele era. Por isso, decidimos manter a base do desenho do mesmo”. Com a ajuda de três alunos, com competências em várias áreas como design, gestão de processos, arquitetura de informação, programação, multimédia, criatividade, copywriting, produção de conteúdos, e de pessoal docente e não docente, que contribuíram com os seus conhecimentos e opiniões, a ESCS consegue, ao fim de dois anos, colocar online esta nova ferramenta de comunicação.

 

/wp-content/uploads/professores.jpg

 Os Professores Pedro Figueira, Marcos Melo, Inês Torres e Ricardo Rodrigues tiveram um papel fundamental na conceção do novo website.

A importância do website na estratégia de comunicação da Escola

Quer André Sendin, quer Ricardo Rodrigues, concordam que o website é uma ferramenta muito importante na estratégia de comunicação da escola. “O primeiro contacto que muitos alunos têm com a instituição é através do website. Este é uma porta de entrada na escola para os nossos candidatos, que são um dos públicos fundamentais das nossas ferramentas de comunicação. Os alunos consultam outras fontes que não o website, como o Facebook, Twitter e Youtube, que fazem também parte da comunicação online da escola, mas o website é o que assume maior preponderância”, relatou o Vice-Presidente da ESCS. Para o utilizador diário, alunos, pessoal docente e não docente, o novo website apresenta um layout mais organizado. Permite mais rapidez no acesso às informações e foi pensado a partir de extensas pesquisas sobre os perfis e preferências dos próprios utilizadores do nosso antigo website.

Segundo Ricardo Rodrigues, o website tem um papel muito importante na estratégia de comunicação de qualquer empresa, instituição ou pessoa. “A comunicação online ocupa cada vez mais espaço no marketing mix e, no caso da ESCS, que é uma instituição de ensino superior, tem de passar a mensagem de uma forma muito clara e apelativa para todos aqueles que pretendem consultar o website da nossa instituição”.

A Escola tem, na área da comunicação, muitas ideias, motivação e condições para que novas equipas desenvolvam outros projetos, “que já estão pensados e que se encaixam na estratégia de comunicação que a escola definiu”, referiu André Sendin. Nesta nova era da comunicação, vamos destacar o lado mais humano da escola e por isso queremos dar mérito e agradecer a uma vasta equipa de alunos, ex-alunos, professores e colaboradores que contribuíram com o seu talento e criatividade para que este website fosse uma realidade.