Publicado: 24.10.2014

Publicado: 24/10/2014

As VI Jornadas de Publicidade e Comunicação decorreram na ESCS no dia 23 de outubro.

A publicidade, as marcas, as redes sociais e, inevitavelmente, também o digital juntaram na ESCS centenas de investigadores, professores, alunos, profissionais e meros curiosos pelas áreas da publicidade e da comunicação. O balanço: uma quinta-feira recheada de diferentes pontos de vista, de análises de novas tendências e de um debate plural sobre as últimas experiências do mundo empresarial e as mais recentes investigações académicas.

[Fotografia] O Auditório Vítor Macieira compôs-se para a conferência plenária.

Um novo mundo, todos os dias

Após a sessão de abertura, por volta das dez da manhã, o moderador Francisco Sena Santos, docente da ESCS, e os quatro oradores convidados tomaram o palco para a conferência plenária. Apostando numa apresentação divertida, Nelson Pimenta, head of social media da Ogilvy Portugal e docente na ESCS, recorreu a muitos exemplos de campanhas mais ou menos reconhecíveis pela plateia para explicar como é que a viralidade – ou o sucesso de uma marca, de uma forma mais abrangente – acontece. O enfoque exclusivamente no online advém do facto de "as agências de publicidade agora [fazerem] essencialmente social media e digital". Já Cátia Dias defendeu que "as opiniões de um blogger podem ter mais força do que a publicidade", desde que o leitor reconheça a sua isenção. A ex-escsiana deu a conhecer o trabalho diário por detrás do blogue de moda Style It Up, do qual é co-autora. No seguimento do seu trabalho passado sobre telemóveis, Patrícia Dias trouxe à ESCS o seguimento natural no que toca ao objeto da sua investigação: o multiscreening (utilização de mais do que um ecrã, como acontece quando vemos televisão e navegamos na internet no telemóvel em simultâneo). Sendo óbvio para todos os presentes que o consumo de televisão tem vindo a sofrer alterações substanciais a todos os níveis, a investigadora afirma que o futuro passa por uma fusão bem-sucedida entre publicidade e o multiscreening. O último orador antes da sessão de perguntas e respostas foi Miguel Albuquerque e Castro, digital media lead na Microsoft Portugal e docente na ESCS. Servindo-se de muitas estatísticas sobre as diferentes plataformas de social media, apresentou as skills (aptidões) que um profissional da área deve possuir ou adquirir e as trends (tendências) que se avizinham.

Na parte da tarde, decorreram sessões paralelas subordinadas aos temas “Linguagens, discursos e contextos publicitários”, “Publicidade, redes sociais e consumidores na era digital”, “Criatividade, inovação e brand entertainment” e “Publicidade, comunicação e social media marketing”.

[Fotografia] Na sessão de abertura do evento, discursaram Jorge Veríssimo (Presidente da ESCS), Eduardo Camilo (Coordenador do Grupo de Trabalho em Publicidade e Comunicação da SOPCOM) e Sandra Miranda (Docente da ESCS e Membro da Comissão Científica das VI Jornadas de Publicidade e Comunicação).

Jornadas escsianas

As Jornadas de Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicac?a?o da Associac?a?o Portuguesa de Cie?ncias da Comunicac?a?o (SOPCOM), realizam-se anualmente em diferentes instituições de ensino superior. Para a primeira edição na ESCS, a comissão científica – Ana Melo (Universidade do Minho), Carla Medeiros (ESCS-IPL), Eduardo Camilo (Universidade da Beira Interior), Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa), Jorge Veri?ssimo (ESCS-IPL), Rosa?rio Correia (ESCS-IPL) e Sandra Miranda (ESCS-IPL) – optou por um tema que tem sido muito estudado no âmbito do grupo, devido à sua atualidade e transversalidade. Para a nossa Escola, que se constitui como uma das principais entidades na área, é de sobeja importância obter a representatividade obtida recebendo eventos de impacto nacional como este, que atraiu docentes, investigadores e alunos das áreas da publicidade e do marketing de todo o país.

[Fotografia] Francisco Sena Santos, docente da ESCS, moderou a conferência plenária.