Publicado: 07.06.2016

A ESCS criou o Gabinete de Apoio à Qualidade para instituir uma cultura de qualidade na escola.

Preocupada em melhorar os seus serviços e em promover a excelência do ensino ministrado, a ESCS criou o Gabinete de Apoio à Qualidade, de modo a implementar mecanismos de auto-avaliação das actividades científicas e pedagógicas, da oferta formativa, do desempenho dos discentes e do funcionamento dos serviços. Para atingir este objectivo sucedeu, numa primeira fase de criação deste gabinete, o levantamento de processos já implementados e a criação de novos procedimentos, com vista à promoção de uma cultura de qualidade.

Os resultados do primeiro processo de auto-avaliação

O primeiro processo de auto-avaliação correspondeu a dois momentos de avaliação. No primeiro, foi efectuada uma apreciação global dos 10 referenciais designados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). No segundo, foram aplicados inquéritos à população da ESCS (alunos, docentes e funcionários não docentes) para a apreciação do funcionamento global da ESCS. A partir dos resultados obtidos sobre a apreciação global, foi possível inferir que, numa escala de 1 a 4, em que 1 classifica como Ausência de Informação e 4 como Satisfatório, o referencial “relações com o exterior” foi aquele que demonstrou um maior grau de satisfação, ao passo que o referencial “internacionalização” foi o menos positivo.

Por sua vez, os resultados obtidos através dos inquéritos (a alunos, docentes e não docentes) revelam que a avaliação relativamente ao funcionamento global da escola é positivo, sendo os alunos aqueles que avaliam este funcionamento de uma forma menos favorável. No que diz respeito ao funcionamento dos cursos, verifica-se que alunos e docentes possuem uma opinião globalmente positiva sobre o funcionamento dos cursos da ESCS.

Com a criação do gabinete de Apoio à Qualidade a ESCS formaliza um sistema de gestão de qualidade interno com o intuito de melhorar os serviços e promover a qualidade do ensino ministrado.