Passar para o conteúdo principal
Submetido por escs a 20 January 2023

Publicado: 20.01.2023

O Dia de Reis foi o mote para o PRLAB e a SOS Voz Amiga reunirem os voluntários daquela associação, num evento que teve como principal objetivo refletir sobre as competências e valores que devem guiar os voluntários, assim como os maiores desafios que enfrentam.

Image
SOS Voz Amiga: Encontro Anual de Voluntários (798x400) - 1

No âmbito do PRLAB, um grupo de estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) gere as redes sociais da SOS Voz Amiga, um projeto em desenvolvimento desde o ano letivo 2020/21. Um trabalho, também ele voluntário, que em muito beneficiou deste encontro. A equipa teve a oportunidade de conhecer outros voluntários, com funções distintas, partilhar experiências e desafios.

A Direção da SOS Voz Amiga, voluntários, equipa do PRLAB e especialistas convidados juntaram-se, refletiram e partilharam ideias. No painel de debate, marcaram presença a Prof.ª Tatiana Nunes, coordenadora da Licenciatura em RPCE e coordenadora da equipa do PRLAB, Mafalda Soares, Presidente da SOS Voz Amiga, e os médicos psiquiatras Dr.ª Dulce Bouça e Dr. Manuel Paulino.

O coro dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa presenteou os voluntários, quando o almoço foi servido, com canções de Natal e com a tradição portuguesa de “cantar as janeiras”.

Image
SOS Voz Amiga: Encontro Anual de Voluntários (798x400) - 2

A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio. A linha de apoio é atendida por voluntários que, não sendo técnicos especializados de saúde mental, passam por uma formação e preparação intensiva.

O protocolo de colaboração entre a ESCS e a SOS Voz Amiga tem permitido, a grupos de estudantes, colocar em prática os conhecimentos adquiridos e, ao mesmo tempo, contribuir para o cumprimento dos objetivos e da missão da associação. As redes sociais geridas pelos estudantes são o Facebook e o Instagram.

TEXTO: gentilmente cedido pela Prof.ª Tatiana Nunes.
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela Prof.ª Tatiana Nunes.