Publicado: 12.11.2019

O podcast Sofá, transmitido pela ESCS FM, venceu a categoria Universidades do Podes – Festival de Podcasts.

O Sofá, transmitido pela ESCS FM, foi o grande vencedor dos Prémios Podes, do Podes – Festival de Podcasts, na categoria Universidades. Dos cinco nomeados para esta categoria, três eram programas da rádio da Escola. Para além do Sofá, estavam, em competição, o Humor à Primeira Vista e o Ponto Final, Parágrafo. O podcast premiado é comandado pelas escsianas Diana Lemos, Inês Martins, Larissa Silva e Mafalda Domingues, que, quinzenalmente, tomam conta dos microfones para falar sobre os filmes e as séries do momento.

Rádio Defusão, um podcast que também nasceu na ESCS FM, A Minha Geração, da autoria da antiga aluna da ESCS e jornalista Diana Duarte, do Observador, e O Fred e a Inês Falam de Coisas, co-apresentado pela escsiana Inês Afonso, também constavam na lista de nomeados, nas categorias de Cultura e Entretenimento, Rádio e Prémio do Público, respetivamente.

O festival, uma iniciativa do Portcasts e do jornal Público, aconteceu no Chiado, no passado dia 9 de novembro. Durante o dia, vários locais do bairro lisboeta foram palco de workshops, painéis, episódios de podcasts ao vivo e a sessão em que foram distinguidos os melhores projetos portugueses da área.

O estado dos podcasts em Portugal

No que diz respeito aos painéis, a Faculdade de Belas-Artes acolheu uma talk apresentada por Ruben Martins, licenciado em Jornalismo e jornalista do Público, sobre o estado dos podcasts em Portugal. Seguiu-se uma conversa sobre a prática da atividade, a nível nacional. De referir que o escsiano ajudou a criar a estratégia da vertente áudio do jornal para o qual trabalha, sendo, agora, uma das vozes das diferentes rubricas, como é o caso do P24. Atualmente, Ruben encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento, ligada à temática dos podcasts em Portugal.