Passar para o conteúdo principal

Publicado: 13.12.2013

Publicado: 13/12/2013

A escstunis, a tuna académica da ESCS, comemora 19 anos.

A escstunis celebra mais um ano de vida. São 19. A festividade foi assinalada, no dia 12 de novembro, com um espetáculo ao vivo, no Auditório Vítor Macieira. Mas a tuna da ESCS não se faz apenas de música e de vida boémia. A caminho das duas décadas, damos a conhecer o outro lado da escstunis.

[Fotografia] “Olh´á escstunis” é um dos temas mais conhecidos da tuna escsiana.

Uma tuna que comunica

Esta vida boémia / Da gente estudante. Assim reza o refrão de um dos temas mais emblemáticos da escstunis – "Vida Boémia". Mas a vida da escstunis não se limita às cantigas e às noitadas.

A tuna escsiana não é uma tuna qualquer. Neste caso, em casa de ferreiro, o espeto é mesmo de ferro. Tratando-se da tuna académica da ESCS, a escstunis é uma tuna que comunica e sabe fazê-lo. “Queremos aproveitar o que a ESCS nos dá e pôr esses conhecimentos ao serviço da escstunis”, afirma André Oliveira, Magister da tuna.

Para além da boémia, a escstunis tem uma componente pedagógica muito enraizada, apostando na formação das pessoas. A tuna tem sabido tirar partido de todas as suas valências e o investimento na comunicação é evidente. “São várias as apostas para levar a escstunis ao Mundo”, afirma o Magister. A tuna tem um novo site, lançou um blogue e mergulhou no mundo dos social media, tendo contas em várias redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Vimeo e Mixcloud.

“São 19 anos com muita história”

Fundada a 16 de dezembro de 1994, a escstunis nasceu da vontade de “dar mais vida ao meio estudantil (...) através de um meio ímpar de comunicação – a Música”, lê-se no Historial. Ao longo destes 19 anos, passaram pela tuna mais de 200 tunantes. Atualmente, a tuna académica da ESCS conta com quase 50 elementos.

“A amizade, o companheirismo e o espírito académico foram os pilares de construção da escstunis”, lê-se no site da tuna. André Oliveira conta que a escstunis “já marcou a vida de tanta gente” e que isso se deve ao espírito de “amizade entre tantas e tantas gerações”. “Empenho, carinho e folia” são as três palavras que André utiliza para resumir estes 19 anos.

O espetáculo

A escstunis assinalou o seu 19.º aniversário, como já vem sendo habitual, com um espetáculo repleto de pompa e circunstância. A aniversariante contou com a presença de outras duas tunas (a Tuna Académica de Lisboa e a Magna Tuna ApocalISCSPiana) para abrilhantarem a noite.

[Fotografia] No início do ano letivo 2013-2014, ingressaram na escstunis 12 novos elementos.

[Fotografia] A escstunis ensaia às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, no Auditório Vítor Macieira..

Fotografia da homepage gentilmente cedida pela escstunis.
Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.