Publicado: 22.05.2015

Publicado: 17/10/2014

A ESCS foi palco do Upload Lisboa 2014.

A ESCS recebeu, no passado dia 4 de outubro, a quinta edição do Upload Lisboa, um dos mais prestigiados eventos nacionais na área da comunicação e do marketing digital. O Auditório Vítor Macieira foi palco de uma jornada de nove palestras conduzidas por um leque de oradores de renome nacional e além-fronteiras. O evento contou com a presença de cerca de 500 participantes.

[Fotografia] O Upload Lisboa é um evento destinado a profissionais da área do marketing, marketing digital, comunicação e comunicação online.

O melhor de sempre

A ESCS é anfitriã do Upload Lisboa desde 2011. Para a organização do evento, a edição deste ano foi a melhor de sempre. Desde a sua criação, em 2009, “temos procurado proporcionar um evento cada vez melhor e mais completo, que supere as expetativas dos participantes”, refere Virgínia Coutinho. Para a fundadora do Upload Lisboa, a “qualidade dos temas e dos oradores”, aliada às atividades proporcionadas em torno do evento (networking), “foram os pontos fortes desta edição”.

Para ficar a par de tudo que foi dito no Upload Lisboa 2014, leia o resumo da ESCS Magazine, a magazine online dos alunos da ESCS.

[Fotografia] Virgínia Coutinho é fundadora do Upload Lisboa e social media strategist na SocialBakers.

Alunos apoiam o Upload Lisboa

O Upload Lisboa contou com o apoio dos alunos da ESCS. O evento foi transmitido via livestreaming, tendo a tarefa ficado cargo da equipa de alunos do nAV, o núcleo audiovisual da ESCS. Já a cobertura fotográfica foi da responsabilidade do número f, o núcleo de fotografia. Mais uma vez se verifica que os estudantes da Escola encaram os desafios dos parceiros institucionais com empenho e profissionalismo.

[Fotografia] A hashtag #uplx2014 esteve nos trending topics do Twitter, durante o dia do evento.

Conselhos para o futuro profissional

O Gabinete de Comunicação falou com Virgínia Coutinho – que se encontra atualmente no Brasil a abraçar um novo desafio profissional como social media strategist na empresa SocialBakers – e quis saber que conselhos daria a alunos que pretendem enveredar profissionalmente pelas áreas da comunicação e do marketing digital. A autora do livro “The Social Book” aceitou o repto e deixou três conselhos aos escsianos (e não só), que passamos a transcrever:

1. “Por vezes, uma licenciatura não é suficiente. É importante investir em cursos complementares à área (design, línguas, negócios, digital, etc.) (...) viajar, escrever em blogs, etc. Enfim, conhecer outras realidades e estar disposto a responder a desafios”.

2. “Apostar na formação na área. As licenciaturas, nomeadamente as da ESCS, têm incluído [nos planos de estudos] unidades curriculares relacionadas com o digital, mas [os alunos] deverão procurar complementá-las com leituras da área e até alguns cursos práticos e mais aprofundados de ferramentas que despertem mais a atenção”.

3. “Desenvolver uma boa rede de contactos, participando em grupos da área, interagindo e mostrando conhecimentos a algumas pessoas-chave, participando em eventos da área, etc.”.

Fotografias gentilmente cedidas pelo número f.