O da Joana

Publicado: 15 dezembro 2017

O da Joana é uma rubrica que passou da ESCS FM para o E2, na qual a escsiana Joana Tinta Sobreira entrevista figuras conhecidas da Rádio.

Joana Tinta Sobreira acaba de se licenciar em Jornalismo. Na ESCS, para além do curso, passou por grande parte dos núcleos extracurriculares da Escola e descobriu a sua grande paixão: a Rádio.

Joana Tinta Sobreira é a autora e apresentadora da rubrica O da Joana.

Em abril de 2016, começa, na ESCS FM, um programa que já andava a ser trabalhado desde o início da licenciatura, em 2013, intitulado O da Joana, no qual a escsiana entrevista figuras da rádio. O objetivo, revela, é “saber mais através dessas pessoas, que já cá andam há mais anos do que qualquer estudante da ESCS, beber desse conhecimento e transmiti-lo aos colegas”. Em 2017, no início da 15.ª temporada do E2, este formato passa para a televisão, mantendo as suas características iniciais e sendo disponibilizado na íntegra, posteriormente, em podcast, no Mixcloud e no iTunes, e no canal de YouTube do E2.

O formato

A rubrica segue o formato de entrevista. Para se preparar para a conversa, Joana faz uma pesquisa intensiva sobre o/a convidado/a, de forma a tentar ir um pouco mais além do que já se sabe sobre essa pessoa. “A escrita de guiões é muito árdua e difícil. Escolher as palavras certas, o que se deve perguntar, todo o trabalho de pesquisa”, explica.

O programa é gravado no Estúdio de Rádio da ESCS.

Para além da dinâmica pergunta/resposta, a escsiana pede, também, aos convidados que levem um objeto que identifique a sua passagem pela Rádio e as suas cinco músicas preferidas, que são disponibilizadas na emissão completa. Pelo programa, já passaram nomes como Francisco Sena Santos, Joana Latino, Vera Fernandes e Diogo Beja.

No final, levam para casa o seu retrato desenhado por Constança Marie, da Pupuce Factory. Joana explica que conheceu o trabalho da ilustradora no segundo ano do curso, durante uma reportagem que fez na, então, Feira das Almas (hoje, denominada Anjos70 Art & Flea Market). Na altura de avançar com a rubrica, decidiu propor a parceria, de forma a “juntar duas coisas diferentes, porque a Rádio não tem imagem e [a ex-aluna acaba] por lhe dar uma”. Desta forma, os convidados ficam com uma recordação da sua passagem pelo programa e, ao mesmo tempo, dão visibilidade ao trabalho da ilustradora.

O da Joana regressa, também, à ESCS MAGAZINE. Se, inicialmente, Joana transcrevia as entrevistas na íntegra, disponibilizando-as por partes, agora, os próximos artigos serão baseados n’“As cinco músicas preferidas” dos seus convidados, com a explicação das escolhas.

A influência da ESCS

Da sua passagem pela Escola, Joana destaca a importância da participação nos núcleos extracurriculares e a qualidade dos estúdios, não fosse a ESCS FM a grande responsável pela sua grande paixão pela Rádio. A escsiana refere que os núcleos são uma grande oportunidade para os alunos “se darem a conhecer” e ajudam a “potenciar o que a ESCS tem para dar”.

No futuro, Joana gostaria de ver o seu podcast associado a uma rádio nacional.

* Fotografias gentilmente cedidas por Joana Tinta Sobreira.