Passar para o conteúdo principal

Publicado: 12.02.2016

Danny Ivan, ex-aluno de Audiovisual e Multimédia, é o criador da identidade visual do festival NOS Summer Opening.

Após ter frequentado a licenciatura em Audiovisual e Multimédia, já teve a oportunidade de trabalhar com diversas marcas de renome. Danny Ivan, artista gráfico conhecido pelo seu estilo peculiar, foi, recentemente, o responsável pela criação da identidade gráfica do NOS Summer Opening, um festival de música que acontecerá, em julho, na ilha da Madeira.

Danny Ivan é licenciado em Audiovisual e Multimédia.

Estilo próprio

Danny cresceu a admirar a comunicação americana do final dos anos 80 e 90, de marcas como a MTV ou a McDonald’s, e começou a ter contacto com as artes gráficas aos 16 anos de idade. “Na altura do mIRC, pedia as fotos das miúdas para efetuar ajustes. Após o Photoshop 6.0, os efeitos melhoraram (com blending options) e comecei a ser um pouco mais «artístico»", conta, com humor. Também nesta época, realizou alguns trabalhos para o restaurante do pai mas, foi após a entrada na ESCS, que começou a interessar-se “verdadeiramente” pela área, tendo trabalhado, em pararelo com a licenciatura, no site culturafnac.pt, durante quatro anos.

Ao percorrermos o portefólio do escsiano, percebemos a linha condutora: formas abstratas ou geométricas, geralmente desenhadas em cores vibrantes, acompanhadas, ou não, de lettering. “Coloco sempre como desafio comunicar felicidade, amizade, alegria, energia, através do meu estilo próprio”, explica o ex-aluno. A inspiração vem do mundo que o rodeia e pode ser uma calçada ou um têxtil, uma música ou um filme, ou até mesmo uma pessoa ou um momento.

Ilustrações da série Nice People Collection, de 2015.

NOS Summer Opening

A produtora Puppertry contactou Danny e convidou-o a criar a identidade visual do NOS Summer Opening. O escsiano refere que não podia recusar o desafio, pois passou a sua juventude naquela ilha sendo, para si, “uma enorme alegria poder partilhar a minha pouca experiência e o meu trabalho com os meus conterrâneos”. A finalidade da nova imagem do festival madeirense era criar uma ligação mais forte com o público, que não passasse apenas pelas bandas, mas também pela experiência ao nível da comunicação visual.

Identidade gráfica do festival NOS Summer Opening, desenvolvida por Danny Ivan.

Outros projetos

Danny Ivan destaca os projetos na área da publicidade como os mais desafiantes, devido às suas exigências. O seu portefólio conta já com marcas como a Starbucks e a Adobe.

O escsiano confidencia que, atualmente, está a desenvolver dois projetos. O primeiro é realizado em conjunto com as agências Publicis Paris e Curioos, para a marca Engie (Multinacional Energética Independente de França), e é sobre a transição energética, um tema muito caro a Danny. “Quem me conhece, sabe a minha paixão pelas energias renováveis e sustentabilidade planetária”, esclarece. O segundo é a nova campanha da Escola de Moda de Lisboa, na qual o artista recorre ao 3D. No futuro, o ex-aluno pretende fomentar conhecimentos e desenvolver mais trabalhos ao nível do 3D e do video mapping.

Campanha desenvolvida por Danny para a cadeia Starbucks.

A ESCS

Danny defende que a Escola foi o seu “ponto de ignição para a vida pessoal e profissional”. Na ESCS, criou laços com colegas e professores e alimentou a sua “sede pelo conhecimento e aprendizagem”, adquirindo ferramentas que lhe permitiram iniciar o caminho que hoje percorre na sua carreira artística.

Fotografias gentilmente cedidas por Danny Ivan.