Publicado: 07.04.2014

Publicado: 07/04/2014

A ESCS recebeu cinco protagonistas do 25 de Abril, no âmbito do colóquio “A Revolução em direto”.

[Fotografia] O colóquio “A Revolução em direto” insere-se nas comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril.

No passado dia 2 de abril, a ESCS abriu as portas ao colóquio “O 25 de Abril e os Media: A Revolução em Direto”. A sessão, promovida pela Associação 25 de Abril, trouxe à Escola alguns dos protagonistas da Revolução dos Cravos. A célebre Operação Fim-Regime – um conjunto de ações militares que visaram a ocupação de alguns órgãos de comunicação social na madrugada da revolução – foi o mote para uma conversa em que os convidados partilharam o seu testemunho na primeira pessoa.

O colóquio, moderado pelo Prof. Francisco Sena Santos, contou com a presença de: Adelino Gomes (jornalista), Major Cardoso Fontão, Capitão Santos Coelho, Coronel Teófilo Bento e o Comandante Vítor Crespo. A ocupação militar do Rádio Clube Português e da Rádio Televisão Portuguesa foram algumas das ocorrências descritas em detalhe pelos oradores.

[Fotografia] Em cima: Teófilo Bento, Vítor Crespo e Adelino Gomes. Em baixo: Francisco Sena Santos, Cardoso Fontão, Santos Coelho.

A ESCS FM no colóquio

O núcleo de rádio da Escola também não faltou ao colóquio. Um grupo de cinco alunas da ESCS FM fez a cobertura em direto da sessão. A transmissão foi assegurada por uma pivot, uma comentadora, uma gestora de redes sociais e duas produtoras. Para Joana Santos, diretora-geral da ESCS FM e aluna do 3.º ano do curso de licenciatura em Jornalismo, estas experiências permitem aos alunos “aprender como produzir um evento deste tipo”.

[Fotografia] A ESCS FM fez a cobertura em direto do colóquio.