Publicado: 19.06.2015

Publicado: 19/06/2015

O Ministro da Educação e Ciência esteve na Escola, no âmbito de uma entrevista para o programa E2, onde foi discutida a atualidade do Ensino Superior.

A convite do E2, o programa de televisão da ESCS, o Ministro da Educação e Ciência esteve na Escola no passado dia 2 de junho, numa entrevista para a rubrica Panorâmica. O político respondeu às perguntas do aluno de Jornalismo Tiago Varzim, debatendo temas como: a função dos institutos politécnicos e as diferenças entre os diferentes estabelecimentos de ensino; o desemprego jovem e o mercado de trabalho; e as bolsas de estudo e de investigação.

O Ministro defendeu que uma das questões mais importantes dos politécnicos é “a proximidade com o mercado de trabalho, a proximidade com o meio empresarial [e] a proximidade com a região em que estão incluídos”, dando um exemplo prático da diferença com as universidades: “ser jornalista é algo típico de um politécnico, ser teórico da comunicação social será algo típico de estudos universitários”.

Na conversa, o professor catedrático destacou o portal Infocursos, criado pelo Governo no âmbito de dar a conhecer aos futuros estudantes do Ensino Superior “a empregabilidade dos cursos, as médias, a constituição, o número de alunos, o sucesso que têm, o número de alunos que entram, o número de alunos que concluem os cursos”, de forma a facilitar as opções dos alunos.

O Ministro valorizou também a existência dos estágios como “o primeiro contacto que [os diplomados] têm com a profissão que almejam” e como forma de ganhar experiência. Contudo, lamenta o facto de, muitas vezes, haver uma sucessão de estágios não remunerados. Para o Prof. Doutor Nuno Crato, é importante que “a economia melhore o suficiente para que as próprias empresas invistam mais nos jovens e o caminho tem que ser esse”.

No programa, transmitido no dia 18 de junho pela RTP2, foi exibido um excerto de 12 minutos da conversa. A entrevista completa está disponível online, na página de YouTube do programa, e pode ser visualizada no vídeo que se segue:

Fotografia gentilmente cedida pelo E2.