Publicado: 28.02.2014

Publicado: 28/02/2014

Bianca Côrte-Real recebeu o Prémio Melhor Aluno de Comunicação Audiovisual do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.

[Fotografia] Bianca Côrte-Real recebeu o diploma pelas mãos do diretor-geral da SP Televisão, Bruno José.

A segunda edição do Prémio Melhor Aluno de Comunicação Audiovisual galardoou a mestre Bianca Côrte-Real. A iniciativa, promovida pela Direção do Mestrado em Audiovisual e Multimédia (AM) e pela SP Televisão, tem como objetivo incentivar a excelência académica e profissional dos alunos que frequentam o percurso vocacional de Comunicação Audiovisual do mestrado. O prémio atribuído a Bianca consiste num estágio na SP Televisão que lhe permitirá conhecer as dinâmicas de todas as fases de produção de diversos produtos audiovisuais.

A cerimónia de entrega do diploma contou com a presença do Presidente da ESCS (Prof. Doutor Jorge Veríssimo), da Direção do Mestrado em AM (Prof. Doutor Jorge Souto, diretor, e Prof. Doutor Filipe Montargil, vice-diretor) e da SP Televisão (Bruno José, diretor-geral, e Pedro Lopes, diretor de conteúdos e docente na ESCS).

Jorge Veríssimo destacou as parcerias que a Escola estabelece com as empresas, referindo que o Mestrado em AM “tem sido pioneiro neste tipo de iniciativas”. Em resposta, Bruno José sublinhou que “é com muita honra que a SP Televisão abraça este projeto”.

Estudar na ESCS

Foi durante a licenciatura em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que Bianca Côrte-Real descobriu a “paixão” pelo cinema e pela televisão. A jovem mestre admite que durante a licenciatura optou por adquirir um “conhecimento teórico aprofundado”. Mas o que a trouxe até à ESCS, a fim de frequentar o Mestrado em AM, foi a componente prática do curso e a oportunidade de perceber como funcionam os mecanismos audiovisuais.

Bianca refere que o mestrado contribuiu para “uma evolução positiva” do seu percurso. “Fui capaz de pensar fora da caixa”, afirma. A mestre destaca ainda o “ambiente de proximidade” vivido dentro das paredes da Escola. “É uma relação muito saudável”.

Já com o mestrado concluído, Bianca não esconde que os dois anos do curso passaram num ápice. “Acabei por ficar com sede de mais porque as aulas são mesmo muito interessantes”, afirma com entusiasmo, mas já com um toque de saudade.

“Consegui!”: o reconhecimento

A satisfação e a surpresa deixam Bianca Côrte-Real com poucas palavras para traduzir o que sente em relação a este prémio. “É fantástico e muito gratificante”, afirma, ainda um tanto ou quanto atónita sobre atribuição do diploma. Em relação ao prémio, a jovem mostra-se muito entusiasmada pela oportunidade de estagiar na SP Televisão. “É um óptimo sítio para aprender e tentar evoluir enquanto profissional”. Bianca acredita que vai ser possível “fazer a ponte” entre aquilo que aprendeu no mestrado e a aplicação prática desses conhecimentos. Bianca não deixa de agradecer o apoio prestado pelo Diretor do Mestrado em AM, o Prof. Doutor Jorge Souto. “Foi determinante para chegar aqui”, conclui.