Publicado: 14.07.2021

A exposição “Digital Product Design” apresenta trabalhos que os estudantes do Mestrado em Audiovisual e Multimédia desenvolveram no âmbito da unidade curricular de Comunicação Multimédia.

No ano letivo 2020/2021, a Prof.ª Martina Rando desafiou os estudantes das unidades curriculares opcionais de Comunicação Multimédia (Conceção e Desenvolvimento), do 1.º ano do curso de mestrado em Audiovisual e Multimédia, a criarem produtos digitais que ajudassem pequenos negócios locais a enfrentar a crise provocada pela pandemia de COVID-19. O resultado está, agora, patente, quer na exposição online, quer no foyer do piso -1 do edifício da ESCS, até ao dia 10 de outubro.

Exposição
Os estudantes do Mestrado em AM foram desafiados a criar produtos digitais que ajudassem pequenos negócios locais a enfrentar a crise provocada pela pandemia de COVID-19.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

Produtos digitais para ajudar PME

O briefing do projeto, lançado em aula, partiu da premissa de que para ajudar a enfrentar a crise provocada pela pandemia de COVID-19, o Governo decidiu apoiar pequenas e médias empresas (PME), a fim de impulsionar a transformação digital dos seus negócios, contando, para tal, com a ajuda de jovens talentos. Os estudantes, organizados em grupos de trabalho, levaram a cabo atividades de observação nos seus bairros de residência, com o intuito de identificar cinco PME, sobre as quais desenvolveriam, depois, as suas ideias. Numa segunda fase, realizaram entrevistas aos stakeholders dos negócios, de entre os quais clientes e fornecedores, o que lhes permitiu identificar as oportunidades emergentes e trabalhar ideias criativas que permitissem aos negócios inovar no meio digital. Mais adiante, criaram wireframes das suas propostas de sites, que testaram junto de utilizadores reais e/ou potenciais, e, com base no feedback recolhido, apresentaram os protótipos finais. Os estudos de caso, bem como os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do mestrado podem ser consultados, em detalhe, no site da iniciativa, bem como na exposição presencial.

Exposição
A exposição estará patente, no foyer do piso -1 da ESCS, até ao dia 10 de outubro.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

As unidades curriculares opcionais de Comunicação Multimédia (Conceção e Desenvolvimento), do curso de mestrado em Audiovisual e Multimédia, têm como objetivo principal dar ferramentas aos estudantes para criarem, da conceção à produção, produtos, comunicação e conteúdo de media para plataformas digitais.