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Publicado: 13.11.2015

Publicado: 13/11/2015

A ESCS acolheu o lançamento do livro “Marketing Interno para Empresas de Sucesso”. A publicação é o resultado da dissertação de mestrado de Nelson Marujo, ex-aluno de Publicidade e Marketing.

Nelson Marujo começou o seu percurso académico na ESCS, como aluno do então Bacharelato em Publicidade e Marketing (PM), que concluiu em 1996. Mais tarde, também na Escola, licenciou-se (em 1999) e tornou-se mestre (em 2014) na mesma área. A sua dissertação de mestrado, intitulada “A contribuição do marketing interno para o sucesso das empresas”, teve a orientação da Prof.ª Doutora Sandra Miranda. Deste trabalho, surgiu o livro “Marketing Interno para Empresas de Sucesso”, editado pela Chiado Editora e apresentado no passado dia 9 de novembro, na Escola.

[Fotografia] Nelson Marujo é o autor do livro “Marketing Interno para Empresas de Sucesso”.

Sessão de Lançamento

O lançamento do livro contou com a presença de Catarina Rodrigues, da Chiado Editora; Sandra Miranda, diretora do curso de Mestrado em PM; Filipe Carrera, professor e formador internacional; e Filipa Prenda, diretora de comunicação da CH Business Consulting.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Catarina Rodrigues, Sandra Miranda, Filipe Carrera e Filipa Prenda.

Sandra Miranda demonstrou um “enorme prazer e satisfação” em testemunhar o lançamento deste livro. A docente afirma que o ex-aluno “sempre soube responder aos reptos” que lhe foram colocados durante a realização do seu trabalho final de mestrado. Por outro lado, o livro aborda “um tema parcamente investigado”, que responde a questões relevantes em torno da forma como as empresas gerem os seus colaboradores. “O marketing interno serve para ajudar as empresas a cuidar das suas pessoas”, explica.

Ao apresentar o livro, Nelson Marujo refletiu sobre “a desmotivação das pessoas que hoje trabalham nas empresas”. O autor questiona se o sucesso de uma empresa dependerá da forma como a mesma se relaciona com os seus colaboradores. “O elemento humano deve ser visto como essencial para o desenvolvimento organizacional”, indica, mencionando que ainda há muito que progredir em relação a esta questão.

O escsiano definiu dois objetivos após a concretização do seu mestrado: publicar um manual de gestão de empresas (que se concretizou com o lançamento deste livro) e a criação de uma pós-graduação ligada à área do marketing interno, que espera vir a concretizar.

Pensar o Marketing Interno

Filipe Carrera e Filipa Prenda foram os oradores convidados do evento e fizeram, individualmente, uma pequena abordagem sobre a temática do marketing interno.

Filipe Carrera defendeu que “os stakeholders determinam o valor da marca” e que, por vezes, a informação sobre a empresa é mais divulgada pelos media do que pela própria organização. O professor, que também é autor de livros desta área, ressalvou a importância de, hoje em dia, o responsável pela empresa saber falar para vídeo e a importância das redes sociais e dos vários meios de comunicação, que devem ser usados “como oportunidades”. Para Filipe Carrera, as empresas devem usar os seus colaboradores como “Relações Públicas” e não podem ter medo de comunicar. “O valor da marca depende da forma como a história da empresa é contada”, defendeu.

Filipa Prenda foi entrevistada por Nelson Marujo aquando da sua dissertação de mestrado. A diretora de comunicação da CH Business Consulting valorizou a partilha de todas as informações com os colaboradores da empresa, de forma a criar “uma maior proximidade” e fazer com que eles se sintam parte da organização. “Nós tentamos construir embaixadores da empresa todos os dias (…) São eles que falam mais do que o próprio CEO”, explicou. Enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo ex-aluno da Escola, Filipa Prenda defende a importância de haver mais publicações que abordem esta área.