Passar para o conteúdo principal

Publicado: 02.08.2013

Do cinema às artes plásticas, passando pela música, a ESCSMagazine engloba uma série de rubricas que apresentam o que de melhor se passa na cultura lisboeta.

A ESCSMagazine é uma revista mensal online organizada exclusivamente por alunos, cujo objetivo se prende com a promoção e divulgação de conteúdos culturais. Esta atividade extracurricular tem como público-alvo os alunos da Escola e pretende contribuir para a formação dos seus colaboradores e para uma esfera universitária informada, ativa e interveniente. Segundo Raquel Rebelo, aluna do 3.º ano de Jornalismo e diretora do núcleo, a ESCSMagazine “é um complemento ao que é fornecido pelos profissionais da casa e dá aos alunos a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas”.

[Fotografia] Para Raquel Rebelo e Mário Rui André, a ESCSMagazine é um complemento à formação e uma aproximação à realidade do mercado de trabalho.

“Dar ênfase ao trabalho de campo”

O núcleo tem atualmente 14 colaboradores ativos e, apesar de existirem hierarquias, todos trabalham de igual para igual. Um aluno que se queira juntar à ESCSMagazine pode aperfeiçoar diferentes tipos de escrita jornalística, edição de imagem, trabalho ao nível da comunicação e a aplicação de estratégias de marketing. “Os alunos aprendem a trabalhar em grupo, a ganhar responsabilidade e a cumprir prazos. Queremos evitar o jornalismo de secretária e dar ênfase ao trabalho de campo”, mencionou a diretora da revista. Raquel falou ainda da importância que as atividades extracurriculares têm na aprendizagem dos alunos, uma vez que oferecem a possibilidade de entrar em contacto, ainda durante a formação, com diferentes vertentes da comunicação. “É imprescindível que os alunos usufruam ao máximo das ferramentas que a Escola lhes disponibiliza. São elas que lhes vão ser úteis no futuro”, disse.

Upgrade digital

Depois de duas tiragens em papel, foram lançadas duas edições digitais, que receberam elogios da comunidade escolar. “Quando saiu o primeiro número online, recebemos muitas mensagens de apoio de pessoas, dentro e fora da Escola. Houve muita gente nas redes sociais a divulgar a revista. Na sua maioria gostaram do novo design”, referiu Raquel. Um dos objetivos futuros do núcleo, para além de aumentar a cota de colaboradores, é evoluir e melhorar a revista de número para número. Raquel, juntamente com Mário Rui André, aluno do 3º ano de Publicidade e Marketing e Community Manager da publicação, pretendem reestruturar e dar um novo look ao atual site da ESCSMagazine. O lançamento da  terceira edição (digital) da revista está prevista para o mês de setembro.