Publicado: 16.10.2015

Publicado: 16/10/2015

A ESCS FM fez a cobertura da noite das eleições legislativas. Durante seis horas de emissão em direto, a equipa dividiu-se entre o estúdio e as sedes dos principais partidos políticos.

No passado dia 4 de outubro, a ESCS FM montou arraias para pôr de pé uma emissão especial dedicada à cobertura das eleições legislativas. Uma equipa de dez alunos garantiu uma jornada informativa que começou às 18h e se prolongou, noite fora, durante seis horas consecutivas. Em estúdio ou nas sedes dos principais partidos políticos, a ESCS FM seguiu, a par e passo, todas as movimentações daquela noite de domingo.

A equipa, constituída por alunos do curso de licenciatura em Jornalismo, desempenhou diversas funções. Em estúdio, cinco elementos asseguraram as funções de produtor (Ruben Martins), pivô (Gonçalo Brandão), jornalista (Rafael Afonso), comentador (Pedro Mateus) e comentador de redes sociais (Ricardo Ramos). No exterior, nas sedes dos partidos políticos, estiveram Gonçalo Cabral e Marta Pimpão (Portugal à Frente), Ana Sofia Franco (PS), João Costa (BE) e Bárbara Mota (PCP-PEV).

[Fotografia] A equipa da ESCS FM dividiu-se entre o estúdio e as sedes dos partidos políticos.

“Estamos habituados a levar o estúdio para ‘fora’”

A equipa de alunos encarou a oportunidade de cobrir as eleições legislativas “pelo desafio e pela oportunidade única de aprender e de fazer algo bastante diferente daquilo que já havia sido feito”, conta Ricardo Ramos, diretor-geral deste núcleo extracurricular.

A fim de levar a cabo esta aventura, a ESCS FM pegou na trouxa e mobilizou o seu estúdio para a casa do aluno Pedro Mateus, na margem sul. Para tal, a rádio online contou com o total apoio da Direção da Escola. Esta é uma lide a que estes estudantes já estão habituados. A ESCS FM decidiu fazê-lo porque “a vontade de querermos sempre inovar e de fazer coisas diferentes é aquilo que motiva este núcleo”, explica o responsável.

Ao longo das seis horas de emissão, “tínhamos de estar atentos a tudo o que se passava à nossa voltar e de estar tão a par de tudo como estavam os outros meios de comunicação. Tínhamos cerca de cinco ou seis ecrãs à nossa volta, todos com algum tipo de informação”, descreve. Por sua vez, os repórteres do exterior “tinham como objetivo relatar o ambiente que se vivia em cada sede, bem como entrevistar várias pessoas no local”.

Para Ricardo Ramos, estas emissões especiais servem “para dar a todos os nossos membros a oportunidade de aprender cada vez mais fora do estúdio”.

[Fotografia] O estúdio da ESCS, na casa do aluno Pedro Mateus.

“Aprendemos todos os dias com a ajuda da ESCS FM”

“Correu muito bem”. É assim que Ricardo Ramos define o balanço desta emissão especial da ESCS FM. O diretor-geral frisa que “não é por falta de meios ou notoriedade que as coisas não se fazem”. “Sentimos um orgulho enorme quando tudo aquilo acabou. Sentia-se o ambiente de ‘vitória’”, conta com satisfação. Ricardo Ramos enaltece, por fim, o trabalho levado a cabo pela equipa: “falo de boca cheia quando digo que qualquer uma daquelas pessoas que realizou a emissão o podia ter feito numa rádio ‘profissional’”.

Fotografias gentilmente cedidas pela ESCS FM.
Ilustração da autoria da Equipa de Design da ESCS FM.