Globcom 2014

Publicado: 26/06/2014

Os cursos de Relações Públicas da ESCS representaram Portugal na décima segunda edição do projeto internacional GlobCom.

Uma comitiva escsiana composta por dez alunos do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), por três alunos do curso de mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP), e pelo Prof. Nuno da Silva Jorge, representou a ESCS na edição deste ano do Global Communications Projects (GlobCom).


[Fotografia] Participantes do simpósio do GlobCom 2014, em Boston. A comitiva da ESCS era composta pelo Prof. Nuno da Silva Jorge e pelos alunos (por ordem alfabética) Inês Rosa, Laurinda Duarte, Madalena Páscoa, Mafalda Paulo, Marco Rodrigues, Margarida Barrosa, Mariana Pereira, Marta Reis, Nádia Sousa, Pedro Mendes, Ricardo Paiva, Rita Patrício e Vanessa Moreira.

O GlobCom é um projeto de comunicação global que reúne treze instituições de ensino superior internacionais, sendo que a ESCS é a única representante portuguesa. Os estudantes das entidades participantes foram agrupados em e-teams, constituídas por elementos dos vários países. Este ano, o briefing, lançado pela empresa alemã Zeiss, passou pelo desenvolvimento de um plano de comunicação relativo a um projeto internacional de responsabilidade social. Os trabalhos culminaram com a apresentação das propostas das e-teams ao cliente num encontro anual.
Nesta décima segunda edição, a Emerson College, sediada na cidade de Boston, foi a instituição anfitriã. A comitiva portuguesa viajou até aos E.U.A. a fim de participar no simpósio que decorreu entre os dias 29 de maio e 1 junho.
Ricardo Paiva, aluno do 2.º ano do curso de licenciatura em RPCE, integrou a equipa vencedora desta edição do GlobCom.
A comitiva da ESCS deslocou-se, ainda, até Nova Iorque, tendo participado num programa de workshops sobre Relações Públicas e Comunicação Estratégica.


[Fotografia] Equipa vencedora do GlobCom 2014, da qual faz parte o aluno Ricardo Paiva (primeiro à dir.).

Para o Prof. Nuno da Silva Jorge, a participação da ESCS no projeto GlobCom “é uma experiência única para os alunos”, uma vez que “têm a oportunidade de trabalhar com colegas de outros países, lidar com outras culturas e métodos de trabalho”. Tratando-se de uma iniciativa além-fronteiras, o docente refere que os estudantes presentes no simpósio representam o futuro da Comunicação Estratégica a nível global. “É um enorme orgulho ver os nossos alunos ao lado de colegas de outros países”, conclui o docente.

Fotografias gentilmente cedidas pelo Prof. Nuno da Silva Jorge.