Publicado: 02.04.2024

Header Renato Póvoas

Pouco tempo depois de concluir a Licenciatura em Comunicação Empresarial, Renato Póvoas fundou a sua própria agência de comunicação, a Guess What.

Renato Póvoas entrou na ESCS, em 1998, na então Licenciatura em Comunicação Empresarial (hoje, Relações Públicas e Comunicação Empresarial). Apesar de admitir que, tendo em conta o seu lado mais criativo, “gostava de ter entrado em Publicidade e Marketing”, acabou por levar os estudos até ao fim. “Os dois cursos também casam”, reflete. Seis anos após a conclusão da licenciatura, o escsiano fundou a agência de comunicação Guess What, onde continua, até hoje, como sócio-gerente.

Renato Póvoas
Renato Póvoas é licenciado em Comunicação Empresarial (RPCE).

Componente prática: a grande mais-valia

Nas palavras de Renato, o “caráter prático” dos cursos, embora seja “um lugar-comum”, é a sua “grande mais-valia”. “Temos aulas mais pesadas e mais teóricas, mas a parte prática dos laboratórios e dos trabalhos de grupo, que são muitos, é importante”, garante. Para tal, contribui “o perfil dos docentes”, com experiência “no mundo lá fora” e que trazem aos estudantes exemplos reais sobre o funcionamento nas organizações.

Renato Póvoas
O escsiano destaca a componente prática do curso e a qualidade do corpo docente.

Apesar de ter acabado o curso em 2002, o escsiano assume que sempre guardou “um carinho muito grande” em relação à Escola e que, por isso, faz questão de marcar presença, sempre que é convidado, em palestras, feiras de emprego e outros eventos da ESCS. “Agora, na minha posição de sócio de uma agência de comunicação, sempre que possível, recruto pessoas formadas pela ESCS, porque, de facto, a qualidade do ensino mantém-se e há profissionais que saem daqui com excelentes capacidades”, acrescenta.

Guess What

Quando terminou a licenciatura, Renato deu início ao seu percurso profissional em agências de comunicação. “Comecei pelo tradicional estágio numa multinacional. Passei por mais duas ou três agências. E, em 2004, estive na génese de uma nova agência de comunicação, focada na área da saúde, onde conheci o meu atual sócio”, conta.

Em 2008, Renato Póvoas e Jorge Azevedo decidem sair da empresa com a qual colaboravam e fundar a Guess What. “Já somos 34 pessoas, mas começámos só os dois, na área da consultoria da comunicação. Inicialmente, muito focados na área das media relations, da assessoria mediática. Hoje em dia, temos equipas especializadas também em digital, design, eventos, public affairs, uma panóplia de serviços”, explica.

Renato Póvoas
Renato cofundou a Guess What em 2008.

Hoje, como Managing Partner da empresa, as funções de Renato passam por supervisionar as equipas de trabalho. “Sempre que possível, participo num ponto de vista mais criativo e estratégico das propostas, mas tenho, obviamente, de ter outras preocupações e funções, como a parte de gestão, finanças, comercial, relação com o cliente, prospeção”, refere.

Um bom match

Mais de vinte anos após terminar o curso, o escsiano assegura que continua a aplicar, diariamente, os ensinamentos que levou da Escola “no terreno e na vida real”. “Houve um match muito bom”, completa, destacando, em particular, a proximidade entre a comunidade académica. “Conhecemos os professores, as pessoas do bar, os seguranças, os colegas dos diversos cursos. São ótimas experiências que guardo”, conclui.

Renato Póvoas
O antigo estudante recorda a proximidade entre a comunidade académica.

Por fim, desafiámos Renato Póvoas a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel.

Uma cidade ou um país.
Londres.

Uma música ou uma banda.
Pearl Jam, The National.

Um filme ou um realizador.
A Lista de Schindler, de Steven Spielberg.

Um livro ou um escritor.
A queda da Publicidade e a ascensão das Relações Públicas, de Laura Ries e Al Ries.

Uma série.
Succession ou Ted Lasso.

Uma referência profissional.
A equipa da Guess What. É uma inspiração todos os dias.

Quando for grande, quero ser.
Quero continuar a fazer este caminho, com criatividade, arrojo e inovação. E ser um exemplo para o meu filho.

No vídeo abaixo, Renato Póvoas fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:

Texto, Fotografias e Vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)