Publicado: 27.05.2022

Prof. Mário Mesquita
Prof. Mário Mesquita (1950-2022)

É com enorme pesar que a Escola Superior de Comunicação Social cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do estimado Prof. Mário Mesquita.

Em nome de toda a comunidade escolar, enviamos à família e aos amigos os nossos sentidos pêsames.

Mário Mesquita nasceu, em 1950, na cidade açoriana de Ponta Delgada. Licenciou-se em Comunicação Social, pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), e exerceu, durante largos anos, a profissão de jornalista. Entre 1978 e 1986, foi diretor do Diário Notícias, jornal onde, mais tarde (1997-98), desempenhou o cargo de Provedor do Leitor. Ao longo da sua vida, foi galardoado com várias distinções, da qual se destaca, por exemplo, a Ordem do Infante D. Henrique, condecoração atribuída, em 1981, pelo então Presidente da República António Ramalho Eanes, pela atividade cívica e política exercida antes e depois do 25 de Abril de 1974. Era, desde dezembro de 2017, Vice-Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Na ESCS, lecionou, durante 18 anos (2002-2020), disciplinas na área do Jornalismo.