Europa 30 vence prémio “Fernando de Sousa”

Publicado: 27 julho 2018

Joana Pontes e Catarina Fernandes Martins fazem parte da equipa do documentário Europa 30, que venceu o Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, na categoria jornalista – media nacional.

O Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, distingue trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa, escrita, rádio, televisão e internet. A cerimónia de entrega de prémios da 2.ª edição teve lugar no NewsMuseum, em Sintra, no passado dia 20 de julho, no seguimento das comemorações do Dia da Europa. A concurso estiveram trabalhos publicados no decorrer do ano de 2017.

Joana Pontes e Catarina Fernandes Martins fazem parte da equipa da série documental Europa 30.
Fotografia: Facebook do Comissário Carlos Moedas

A Prof.ª Joana Pontes e a antiga estudante do curso de licenciatura em Jornalismo Catarina Fernandes Martins integraram a equipa da série documental Europa 30, que venceu na categoria jornalista – media nacional. A docente esteve encarregue pela realização e a escsiana pelo argumento, entrevistas e pesquisa avançada. O trabalho é composto por seis episódios que fazem um balanço sobre a história de Portugal, ao nível da economia, da política e da sociedade, desde que o país entrou na Comunidade Económica Europeia, em 1986.

De referir que Catarina Fernandes Martins já havia sido distinguida, no ano passado, na primeira edição deste prémio, com a reportagem “Portugal estendeu os braços. E se isso não chega?”, publicada no jornal Público.