Publicado: 29.04.2024

No âmbito da unidade curricular de Relação com os Media, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial organizaram a aula aberta “Jornalistas e Assessores de Imprensa – Que Relação?”.

A aula aberta “Jornalistas e Assessores de Imprensa – Que Relação?”, que decorreu no passado dia 16 de abril, em duas sessões (às 10h e às 20h), teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais abrangente de como podem estabelecer e manter relações mutuamente benéficas com os jornalistas, quando ingressarem no mercado de trabalho. O dia-a-dia de um jornalista, a inteligência artificial no jornalismo, a desinformação e a relação que os jornalistas mantêm com os assessores de imprensa foram alguns dos temas abordados durante a conversa.

Aula aberta com jornalistas
Sessão da manhã.

O Vice-Presidente da ESCS, Prof. Doutor Manuel Batista, abriu a primeira aula aberta, congratulando os alunos pela iniciativa e agradecendo a presença dos convidados. “É riquíssimo organizar eventos desta natureza”, afirmou.

“O dia-a-dia de um jornalista é completamente imprevisível”, contou Diana Rosa, jornalista da Rádio Observador. “Termino o meu dia a esta hora (20h) ou até mais tarde, sempre a confirmar o e-mail e o telefone, para me certificar de que está tudo em dia”, acrescentou.

Já Margarida Coutinho, jornalista do Expresso, realçou, que na relação entre jornalistas e assessores de imprensa, é preciso existir transparência, honestidade e confiança. “Seria impossível fazer este trabalho sem o trabalho em equipa com os assessores de imprensa. É preciso existir uma relação de confiança para o trabalho resultar”, afirmou. Alexandre Neves, jornalista da Rádio Renascença, partilhou da mesma opinião, referindo a importância da gestão das expetativas.

A propósito do aparecimento da Inteligência Artificial, Paula Barroso, jornalista da Visão Júnior, afirmou que não nota uma grande influência. “Só usei o ChatGPT uma vez, no início. Pedi para escrever um artigo sobre girafas, com dois mil caracteres, para crianças entre os 8 e os 12 anos, que abordasse as características do animal e do seu habitat. O artigo ficou ridículo. Tratava as crianças como anormais. O ChatGPT não tem o bom senso necessário. Foi uma experiência que correu mal”, confidenciou.

Aula aberta com jornalistas
Sessão da noite.

A desinformação e as fake news foram, também, temas em destaque. Inês Duarte Freitas, jornalista do Público, partilhou que verifica “a informação inúmeras vezes antes de publicar. Às vezes, parece mesmo verdade e nós temos essa função: desfazer a desinformação e garantir que o que estamos a dizer está confirmado”.

Lembrando o futuro profissional dos estudantes de RPCE, Frederico Raposo, jornalista da Mensagem de Lisboa, recomendou que os futuros assessores de imprensa não enviem mensagens massivas. “A relação de confiança só se cria com contacto direto e pessoal e não com mensagens automáticas. Não vale a pena ter uma lista de contactos para onde disparam comunicados de imprensa”, explicou. A jornalista, Mariana Espírito Santo, do ECO, também reforçou esta ideia: “Tentem perceber com quem faz sentido falar. Todos os meios são dignos, mas é preciso avaliar o que é que faz sentido ou não”. Por sua vez, Paula Barroso, que deixou a imprensa cor-de-rosa e o setor de lifestyle há seis anos, sublinhou que, ainda hoje, recebe comunicados de imprensa sobre cremes de beleza, demonstrando o seu descontentamento, na medida em que já não se enquadra no perfil de leitor da revista onde trabalha atualmente.

A aula aberta encerrou de forma interativa, com uma ronda aberta de perguntas, que proporcionou aos estudantes a oportunidade de terem as suas questões e curiosidades respondidas pelos convidados. A interação direta com os jornalistas enriqueceu ainda mais a experiência educativa, oferecendo aos alunos uma perspetiva prática e realista do que os espera no futuro mercado de trabalho.

A ESCS agradece a participação dos jornalistas Alexandre Neves, Carolina Franco, Catarina Carvalho, Diana Rosa, Frederico Raposo, Inês Capucho, Inês Duarte de Freitas, João Honrado, João Pedro Pincha, Karla Pequenino, Lídia Paralta Gomes, Mara Tribuna, Marco Alves, Margarida Coutinho, Mariana Espírito Santo, Marta Mixão, Nuno Viegas, Paula Barroso, Raquel Dias da Silva e Ruben Martins.

Texto: Beatriz Neves, Diana Romão, Raquel Rogério e Sara Santos (estudantes de RPCE) e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
Fotografias: Estudantes de RPCE e Gabcom