Publicado: 08.11.2021

A Agenda Escolar da ESCS, distribuída, este ano letivo, junto da comunidade escolar, foi desenvolvida por duas estudantes de Audiovisual e Multimédia.

O desafio foi lançado, no 2.º semestre do ano letivo passado, na unidade curricular de Produção Gráfica, pelos docentes Susana Araújo e Filipe Lima. O briefing do projeto teve como objetivo redesenhar a habitual Agenda Escolar que a ESCS distribui, todos os anos, à comunidade escolar. A proposta assinada por Catarina Romão e Sara Roberto, recém-licenciadas em Audiovisual e Multimédia (AM), destacou-se das demais e ganhou vida, fazendo, agora, parte do dia-a-dia de estudantes, docentes e não-docentes da Escola.

Agenda ESCS 21-22
A Agenda Escolar desenhada por Catarina Romão e Sara Roberto faz, agora, parte do quotidiano da comunidade escsiana.

Agenda ESCS 21-22As estudantes explicam que o conceito para o projeto passou por dividir a agenda em trimestres, atribuindo uma causa a cada um deles, tais como a saúde mental ou a sustentabilidade. Cada trimestre dá a conhecer pessoas ou projetos relacionados com os respetivos temas e inclui um desafio, com o objetivo de envolver a comunidade, promovendo a reflexão sobre as questões abordadas. No rescaldo da iniciativa, Susana Araújo, docente responsável da unidade curricular, considera que “foi um projeto interessante”. “Os alunos apresentaram propostas muito originais e fora da caixa, que relevam uma preocupação de integração do design com as preocupações atuais da sociedade”, acrescenta a professora.

“É uma Agenda cheia de preocupações, tanto a nível social como ecológico, e eu acho que isso acaba por refletir as preocupações dos alunos da ESCS e, pelo menos, da nossa geração”, afirma Catarina. Já Sara refere que “apesar de confiar na proposta” apresentada, ficou “bastante surpreendida” quando soube que a Agenda do seu grupo tinha sido selecionada, uma vez que “fugia dos moldes e da estética das [agendas] anteriores”. As escsianas fazem um balanço positivo da experiência. “Foi um projeto que me deu muito gozo realizar, porque sinto que tivemos muita liberdade para fazer tudo aquilo que queríamos e um apoio enorme da parte dos professores”, diz Catarina. “Enquanto aluna de AM, habituada a ver o meu trabalho no digital, foi uma ótima sensação poder folhear um produto com o nosso design. Acho que uma das grandes mais-valias do curso foi poder ver várias vezes os nossos projetos ganharem vida e a serem experienciados pelo público e pelos utilizadores, dentro e fora do mundo académico”, completa Sara.

Catarina Romão e Sara Roberto
Catarina Romão (à esq.) e Sara Roberto (à dir.) são as autoras da Agenda ESCS 2021-2022.
Fotografia da Catarina Romão: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografia da Sara Roberto: gentilmente cedida pela própria