Publicado: 21.10.2020

Francisco Sezinando, estudante da licenciatura em Jornalismo, venceu o Prémio Megalizzi – Niedzielski 2020, destinado a aspirantes a jornalistas.

Francisco Sezinando
Francisco Sezinando é estudante finalista do curso de licenciatura em Jornalismo.
Fotografia gentilmente cedida por Francisco Sezinando

A Comissão Europeia anunciou, no passado dia 13 de outubro, os vencedores do Prémio Megalizzi – Niedzielski 2020, destinado a aspirantes a jornalistas. Francisco Sezinando, estudante do 3.º ano da licenciatura em Jornalismo, foi galardoado, em conjunto com a austríaca Anastasia Lopez, pela sua dedicação ao Jornalismo de qualidade, consonante com os valores da União Europeia (UE). Os jovens foram escolhidos de entre 542 candidatos provenientes da UE e países vizinhos.

Num vídeo gravado para a página de Facebook “Europe in my region”, o escsiano fala do prémio como um “reconhecimento” do seu trabalho, que procura “promover os valores da UE e dar voz aos que não a têm”. O estudante quer, ainda, “ser um melhor jornalista para mudar a sociedade”.

Na entrega dos prémios, em Bruxelas, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reforma, referiu que “a Europa precisa de jovens jornalistas e estudantes empenhados, como a Anastasia e o Francisco. A nossa união depende da sua determinação a favor de um Jornalismo de qualidade e da luta pelos valores europeus”.

O Prémio Megalizzi – Niedzielski é uma iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito do programa Youth4Regions, que pretende destacar aspirantes a jornalistas que demonstrem um forte apego à UE e aos seus valores. O prémio teve a sua 1.ª edição em 2019, em memória de Antonio Megalizzi e de Bartek Pedro Orent-Niedzielski, dois jovens jornalistas europeus que faleceram num ataque terrorista em Estrasburgo, em 2018.

Veja, aqui, a cerimónia de entrega de prémios.